OS RISCOS DAS FALHAS DA PROFILAXIA À INFECÇÃO HIV COM O USO DE ANTIRRETROVIRAIS

Autores

  • Carlos Alberto Moraes de Sá Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO-HUGG. 10º Enfermaria
  • Jorge Francisco da Cunha Pinto Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO-HUGG. 10º Enfermaria
  • Fernando Raphael de Almeida Ferry UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.%25p

Resumo

A profilaxia da infecção HIV encontra-se desde o inicio da epidemia baseada no controle da qualidade do sangue e seus derivados, proibição do uso compartilhado de seringas em uso endovenoso, instituição obrigatória de teste anti-HIV em centros de pré-natal e campanhas públicas educacionais para uso de preservativos em todas as relações sexuais insertivas. Este enorme esforço planetário culminou com o estabelecimento no dia primeiro de dezembro como dia mundial de luta contra AIDS, cujo objetivo principal era de ressaltar medidas preventivas como pilar para controle do elevado número de casos que se avolumavam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Moraes de Sá, Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO-HUGG. 10º Enfermaria

Professor Titular de Clínica Médica e AIDS. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 10ª Enfermaria.

Jorge Francisco da Cunha Pinto, Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO-HUGG. 10º Enfermaria

Professor Adjunto de Clínica Médica e AIDS. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fernando Raphael de Almeida Ferry, UNIRIO

Professor Associado de Clínica Médica e AIDS. Departamento de Medicina Geral. Escola de Medicina e Cirurgia. CCBS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Como Citar

1.
Sá CAM de, Pinto JF da C, Ferry FR de A. OS RISCOS DAS FALHAS DA PROFILAXIA À INFECÇÃO HIV COM O USO DE ANTIRRETROVIRAIS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de julho de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(3). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2122

Edição

Seção

Editorial

Plum Analytics