PAIN IN THE POST-OPERATIVE OF MYOCARDIAL REVASCULARIZATION AND ITS INTER-RELATION WITH THE QUALITY OF LIFE

Autores

  • Graziele Gorete Portella da Fonseca Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcio Kist Parcianello
  • Cláudia Zamberlan Centro Universitário Franciscano
  • Mara Glarete Rodrigues Marinho Centro Universitário Franciscano
  • Dilce Rejane Peres do Carmo Universidade Federal de Santa Maria
  • Hedi Crecencia Heckler de Siqueira Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3636-3644

Palavras-chave:

Enfermagem, Dor, Qualidade de vida

Resumo

Objetivo: Compreender a dor de clientes submetidos à revascularização do miocárdio, no intuito de inter-relacionar esta condição com a qualidade de vida. Método: Qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 10 clientes no terceiro dia de pós-operatório de revascularização do miocárdio, de um Hospital de grande porte da região central do Rio Grande do Sul. Resultados: Evidenciam que (05) entrevistados apresentaram limiar de dor 7, (01) apresentou limiar  2, e outros (04) entrevistados apresentaram limiar 9, sendo estas as categorias que emergiram na aplicação da Escala visual analógica . Além disso, cinco entrevistados classificaram a dor como uma sensação desagradável, outros quatro a consideraram horrível/terrível e apenas um a referiu como ardida. Conclusões: Essas categorias detectadas pela maioria dos usuários levam a pensar que esses sinais podem interferir consideravelmente na qualidade de vida, bem como limita-los em suas funções cotidianas, podendo retardar a sua recuperação. Descritores: Enfermagem, Dor, Qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziele Gorete Portella da Fonseca, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Sistema Educacional Galileu (SEG).  Especializanda em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de estudos e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico na Enfermagem/Saúde (GEES). 

Márcio Kist Parcianello

Enfermeiro, graduado pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) . Membro do Grupo de estudos e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico na Enfermagem/Saúde (GEES).

Cláudia Zamberlan, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente do curso de Enfermagem da UNIFRA, Enfermeira Assistencial da Unidade de Cardiologia Intensiva do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Membro do Grupo de estudos e Pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico na Enfermagem/Saúde (GEES).

Mara Glarete Rodrigues Marinho, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Dilce Rejane Peres do Carmo, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM), membro do Grupo de Estudo e pesquisa: Gerenciamento Ecossistêmico na Enfermagem/Saúde (GEES). 

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira e Administradora Hospitalar. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do curso de Graduação em Enfermagem da Anhanguera. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem Saúde (GEES).

Publicado

2013-03-19

Como Citar

1.
Fonseca GGP da, Parcianello MK, Zamberlan C, Rodrigues Marinho MG, Peres do Carmo DR, Heckler de Siqueira HC. PAIN IN THE POST-OPERATIVE OF MYOCARDIAL REVASCULARIZATION AND ITS INTER-RELATION WITH THE QUALITY OF LIFE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de março de 2013 [citado 20º de abril de 2024];5(2):3636-44. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2108

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics