REFLECTING ON THE PRACTICE OF NURSING CARE SYSTEMATIZATION IN THE INTENSIVE CARE UNIT

Autores

  • Ana Cláudia Tavares Ribeiro Carvalho
  • Karine Tsouroutsoglou de Oliveira
  • Raquel Silva de Almeida
  • Flávia Silva de Souza
  • Harlon França de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3723-3730

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de enfermagem, processos de enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar as experiências dos enfermeiros na prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Métodos: Tratou-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa através de pesquisa de campo, tendo como cenário um hospital privado localizado no município de Niterói/RJ, sendo os sujeitos são 10 enfermeiros que atuam no setor. Resultados: Os depoimentos sofreram análise temática, onde surgiram os seguintes núcleos de sentido: os fatores que interferem na implementação da SAE na UTI e o (des) conhecimento do enfermeiro sobre a SAE. Conclusão: Pôde-se compreender que a SAE e sua implementação na UTI perpassa por meandros que interagem diretamente com as tecnologias do cuidado de enfermagem. Cumpre-se expressar que o enfermeiro deve ser visto como primeiro cliente, ou seja, necessita de valorização profissional com respeito a sua individualidade, assim proporcionará à clientela um desvelo integral baseado na motivação de implementar a SAE. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Tavares Ribeiro Carvalho

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI/Niterói). Pós graduanda em Enfermagem em Alta Complexidade pela Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro/Brasil. 

Karine Tsouroutsoglou de Oliveira

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI/Niterói), Rio de Janeiro/Brasil. 

Raquel Silva de Almeida

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI/Niterói). Rio de Janeiro/Brasil. 

Flávia Silva de Souza

Doutoranda em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Enfermagem (Unirio). Enfermeira do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). 

Harlon França de Menezes

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI/Niterói). Pós graduando em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro/Brasil. 

Publicado

2013-03-25

Como Citar

1.
Carvalho ACTR, de Oliveira KT, Almeida RS de, Souza FS de, Menezes HF de. REFLECTING ON THE PRACTICE OF NURSING CARE SYSTEMATIZATION IN THE INTENSIVE CARE UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de março de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(2):3723-30. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2080

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics