EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF PRIMARY BLOODSTREAM INFECTIONS IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT

Autores

  • Camilla Ferreira Catarino Instituto Fernandes Figueira
  • Ariane Carolina Dos Santos Marins Instituto Fernandes Figueira
  • Ana Paula Alencar Macário da Silva Instituto Fernandes Figueira
  • Aline verônica Oliveira Gomes Instituto Fernandes Figueira
  • Maria Aparecida de Luca Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3229-3237

Palavras-chave:

unidades de terapia intensiva, neonatalogia, fatores de risco, infecção hospitalar.

Resumo

Objetivo: descrever o perfil epidemiológico das infecções primárias de corrente sanguínea associadas ao cateter venoso central na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital no Rio de Janeiro no ano de 2010. Método: estudo descritivo e retrospectivo. Foi elaborado um banco de dados no programa Epi_info para indexação dos dados e posterior análise. Resultados: 16 recém-nascidos (RN) evoluíram para IPCS associadas ao CVC; 66,7% eram pré-termos e 92,3% receberam nutrição parenteral.  O cateter de inserção periférica foi o mais utilizado (55,6%), seguido do cateter umbilical venoso com 22,2%. Dos microrganismos isolados 42,8% eram Staphylococcus Coagulase Negativo, 28,5% eram Staphylococcus aureus e 14,2% eram Candida Albicans. Conclusão: Percebeu-se que condições relacionadas ao RN, à gestação e ao CVC são fatores que predispõem esta clientela, o que reforça a necessidade de programas específicos de prevenção e controle de IPCS. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Ferreira Catarino, Instituto Fernandes Figueira

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio. Residente de Enfermagem em Controle de Infecções Hospitalares do Instituto Fernandes Figueira. Pós-Graduanda em Neonatologia pela Clínica Perinatal de Laranjeiras. Enfermeira da Pediatria do Hospital Hemorio.

Ariane Carolina Dos Santos Marins, Instituto Fernandes Figueira

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio. Residente de Enfermagem Pediátrica do Instituto fernandes Figueira.Pós graduada em Neonatologia pela Clínica Perinatal de Laranjeiras. Enfermeira Pediátrica do Instituto fernandes Figueira

Ana Paula Alencar Macário da Silva, Instituto Fernandes Figueira

Mestre em Saúde Coletiva, sub área: Epidemiologia (NESC). Enfermeira Epidemiologia do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ).

Aline verônica Oliveira Gomes, Instituto Fernandes Figueira

Mestre em Enfermagem (UNIRIO). Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ)

Maria Aparecida de Luca Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Orientadora Acadêmica do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Enfermagem e Doutorado em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2013-01-03

Como Citar

1.
Catarino CF, Marins ACDS, da Silva APAM, Gomes A verônica O, Nascimento MA de L. EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF PRIMARY BLOODSTREAM INFECTIONS IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de janeiro de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(1):3229-37. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2013

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics