MENTAL HEALTH ACTIONS IN PRIMARY CARE: KNOWLEDGE OF NURSES ABOUT THE PSYCHIATRIC REFORM

Autores

  • Dulcian Medeiros de Azevedo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Alanna Tamires dos Santos Universidade do Estado do Rio Grand do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.3006-3014

Palavras-chave:

Saúde Mental, Atenção Primária à Saúde, Programa Saúde da Família, Enfermagem Psiquiátrica.

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento dos Enfermeiros da ESF sobre a assistência em saúde mental a partir da RP; e investigar a articulação entre CAPS e ESF no tocante às atividades de matriciamento.

Métodos: Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, desenvolvida na ESF de Parelhas-RN, sendo entrevistados oito enfermeiros. A entrevista continha 32 perguntas fechadas, relacionadas a conhecimentos na área da saúde mental.

Resultados: Os sujeitos apresentaram boa compreensão acerca das mudanças nas formas de tratamento empregadas em saúde mental; deram importância ao papel da família no tratamento, além da reinserção social dos usuários e da visita domiciliária como fortalecedora de vínculos e indispensável ao tratamento; e desconheceram o apoio matricial.

Conclusão: Os enfermeiros entrevistados conhecem a RP e sua importância no cenário do cuidado em saúde mental na ESF. Apesar disso, os resultados sugerem fragilidades na articulação entre ESF e CAPS, com interferência direta na assistência em saúde mental prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulcian Medeiros de Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Enfermeiro, Professor Assistente II, Curso de Graduação em Enfermagem, Campus Caicó, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Alanna Tamires dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grand do Norte (UERN)

Egressa do Curso de Graduação em Enfermagem (UERN), Campus Caicó, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-11-07

Como Citar

1.
Azevedo DM de, Santos AT dos. MENTAL HEALTH ACTIONS IN PRIMARY CARE: KNOWLEDGE OF NURSES ABOUT THE PSYCHIATRIC REFORM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 7º de novembro de 2012 [citado 29º de março de 2024];4(4):3006-14. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2010

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics