NEEDLESTICK INJURIES IN NURSING PERSONNEL OF URGENT AND EMERGENCY SERVICES IN A BRAZILIAN CAPITAL

Autores

  • Aline Silva Santos UFPI
  • Telma Maria Evangelista de Araújo UFPI
  • Magda Rogéria Pereira Viana NOVAFAPI
  • Márcia Sousa Santos NOVAFAPI
  • Rossandra RibeiroMarreiros de Araújo NOVAFAPI
  • Thaís Portela Teixeira Campelo NOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..229-241

Resumo

Objetivo: Investigar os acidentes perfurocortantes entre profissionais de enfermagem de serviços de urgência. Método: Os dados foram coletados no período de março a maio de 2010, por meio de entrevistas com a utilização de formulário. Resultados: Entre os 317 entrevistados, a predominância do sexo feminino (94,3%), com formação de técnico de enfermagem (59,9%), com 1 a 20 anos de profissão (55,5%) e de trabalho no serviço de urgência e emergência (80,8%). Sobre a ocorrência de acidente com material perfurocortante, 47,9% dos profissionais responderam afirmativamente, destes 84,9% não realizaram profilaxia e 68% não notificaram o acidente. Verificou-se associação estatística de acidente perfurocortante com categoria profissional e tempo de trabalho (p=0,01). Conclusão: Frente ao risco de exposição por acidentes perfurocortantes, é necessário buscar alternativas que possam dar maior segurança aos profissionais de enfermagem, e que estimulem os mesmos a notificar o acidente e a aderir à profilaxia e exames de seguimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva Santos, UFPI

Enfermeira. Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Piauí-UFPI, 

Telma Maria Evangelista de Araújo, UFPI

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem do Departamento de Enfermagem, UFPI. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI

Magda Rogéria Pereira Viana, NOVAFAPI

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Márcia Sousa Santos, NOVAFAPI

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Rossandra RibeiroMarreiros de Araújo, NOVAFAPI

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Thaís Portela Teixeira Campelo, NOVAFAPI

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Downloads

Como Citar

1.
Santos AS, Araújo TME de, Viana MRP, Santos MS, Araújo RR de, Campelo TPT. NEEDLESTICK INJURIES IN NURSING PERSONNEL OF URGENT AND EMERGENCY SERVICES IN A BRAZILIAN CAPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de abril de 2012 [citado 18º de abril de 2024];(Supl.):229-41. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1986

Plum Analytics