SYMPTOMATOLOGY THE DEPRESSION IN ELDERLY ATTENDED FROM BASIC HEALTH UNITS

Autores

  • Ieda Nogueira Beltrão UFPB
  • Luípa Michele Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria do Socorro Costa Feitosa Alves UFRN
  • Maria Adelaide Silva P. Moreira UFP
  • Felismina Mendes Escola de Enfermagem São João de Deus, Universidade de Évora.
  • Regina Rodriguez Bôtto Targino UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..1-8

Palavras-chave:

Sintomatologia depressiva, Idoso, Escala de Depressão Geriátrica

Resumo

Objetivo: Conhecer a prevalência da sintomatologia depressiva em idosos atendidos em Unidades Básicas de Saúde. Método: Estudo exploratório no período de abril a julho de 2011, com idosos de idade igual ou superior a 60 anos. A amostra foi composta de 249 idosos, que responderam à Escala de Depressão Geriátrica reduzida, adotada pelo Ministério da Saúde. Foram realizadas análises de variância da prevalência dos sintomas de depressão com idosos em ambos os sexos. Resultados: Identificados sintomas de depressão em 65 idosos com 26,1%: 15 homens (6%) e 50 mulheres (20,1%). Conclusão: Procurou-se conhecer a sintomatologia da depressão em idosos atendidos em Unidades Básicas de Saúde em que foi observada maior prevalência em mulheres. Esse achado sugere ser motivado por causas relacionadas com diferentes fatores, entre estes, com destaque à história familiar, hormonais, sociais entre outras, exigindo dos profissionais de saúde maior atenção por ocasião do atendimento à pessoa idosa com ações preventivas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ieda Nogueira Beltrão, UFPB

Enfermeira. Especialista. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. UFPB. E-mail:

Luípa Michele Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Enfermeira, mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Maria do Socorro Costa Feitosa Alves, UFRN

Odontóloga. PHD. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais – GIEPERS/UFPB/CNPq. E-mail: alfaleda@hotmail.com

Maria Adelaide Silva P. Moreira, UFP

Fisioterapeuta. Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB/PNPD. Pesquisadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais – GIEPERS/CNPq/UFPB. 

Felismina Mendes, Escola de Enfermagem São João de Deus, Universidade de Évora.

Felismina Mendes. Enfermeira. Doutora. Professora da Escola de Enfermagem São João de Deus, Universidade de Évora. Pesquisadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais, UFPB/CNPq. E-mail:

Regina Rodriguez Bôtto Targino, UFPB

Enfermeira. Professora da UFPB. Pesquisadora do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais – GIEPERS/CNPq/UFPB. 

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

1.
Beltrão IN, Silva LM, Alves M do SCF, Moreira MASP, Mendes F, Targino RRB. SYMPTOMATOLOGY THE DEPRESSION IN ELDERLY ATTENDED FROM BASIC HEALTH UNITS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de abril de 2012 [citado 28º de março de 2024];(Supl.):1-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1946

Plum Analytics