PALLIATIVE CARE: AN ALTERNATIVE TO ONCOLOGIC USERS OUT OF THERAPEUTICAL POSSIBILITIES

Autores

  • Francisca Patrícia B. Carvalho UERN
  • Clissa Andressa Xavier e Silva Município de Areia Branca/RN
  • Fátima Raquel Rosado Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Lucidio Clebeson Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Johny Carlos Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Rafael Ribeiro Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.2797-2805

Palavras-chave:

Doente terminal. Cuidados paliativos. Enfermagem oncológica

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou analisar a assistência da equipe de enfermagem aos usuários oncológicos fora de possibilidades terapêuticas (FPT) do Home Care da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer. Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Foram utilizadas observações não participantes seguindo um roteiro pré-estabelecido e a utilização de roteiros de entrevistas semi-estruturadas. A amostra foi composta de cinco enfermeiros. Os dados foram analisados a partir da categorização de Minayo. Resultados: Percebe-se que existem alguns fatores dificultantes para a operacionalização efetiva da filosofia dos cuidados paliativos no Home Care, pois embora trabalhem num serviço que se deve orientar pelos princípios e filosofia deste cuidado, ainda encontramos concepções voltadas para um cuidado em busca da cura. Conclusão: Contudo, a localidade analisada oferece possibilidades que precisam ser vislumbradas na perspectiva de colocar em prática a filosofia dos cuidados paliativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Patrícia B. Carvalho, UERN

Enfermeira. Especiaista em ensino de saúde/enfermagem pela FIOCRUZ. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Docente do Departamento de Enfermagem da FAEN/UERN.

Clissa Andressa Xavier e Silva, Município de Areia Branca/RN

Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Consultoria em Ensino e Extensão da Faculdade Redentor. Enfermeira do Município de Areia Branca/RN

Fátima Raquel Rosado Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Psicologia Social pela UFRN/UFPB. Docente do Departamento de Enfermagem da FAEN/UERN.

Lucidio Clebeson Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Saúde e Segurança do Trabalho pela FACENE/RN. Docente da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRN. Docente do Departamento de Enfermagem da FAEN/UERN.

Johny Carlos Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Departamento de Enfermagem da FAEN/UERN.

Francisco Rafael Ribeiro Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Dermatologia pela FIP. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Faculdade de Enfermagem da UERN e da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE/RN).

Downloads

Publicado

2012-09-19

Como Citar

1.
Carvalho FPB, Xavier e Silva CA, Morais FRR, Oliveira LC, Queiroz JC, Soares FRR. PALLIATIVE CARE: AN ALTERNATIVE TO ONCOLOGIC USERS OUT OF THERAPEUTICAL POSSIBILITIES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de setembro de 2012 [citado 20º de abril de 2024];4(4):2797-805. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1933

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics