MENTAL HEALTH ACTIONS DEVELOPED BY HEALTH PROFESSIONALS IN THE PRIMARY CARE CONTEXT

Autores

  • Veronica de Campos Magalhàes Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul
  • Leandro Barbosa de Pinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Annie Jeanninne Bisso Lacchini Universidade Federal de Ciências da Saúde
  • Jacó Fernando Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Agnes Olschowsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.3105-3017

Palavras-chave:

saúde mental, atenção básica, reforma dos serviços de saúde

Resumo

Objetivo: conhecer as ações de saúde mental desenvolvidas por profissionais de saúde, no contexto da atenção básica. Metodologia: Estudo qualitativo, desenvolvido em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um Município do Estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada, aplicadas a quatro profissionais. Resultados: As seguintes temáticas foram identificadas: as ações em saúde mental desenvolvidas na ESF e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais para trabalhar com saúde mental na ESF. As principais ações de cuidado em saúde mental na atenção básica se estruturam a partir do acolhimento e do vínculo com usuários e famílias, permitindo ao trabalhador conhecer melhor o território onde vive o sujeito.Conclusão: O estudo possibilita repensar processos de trabalho não apenas na ESF, mas incentivando a rede como espaço produtor de novas perspectivas e caminhos de cuidado às pessoas com sofrimento psíquico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronica de Campos Magalhàes, Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul

Enfermeira da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul. Especialista em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS

Leandro Barbosa de Pinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP-USP. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Annie Jeanninne Bisso Lacchini, Universidade Federal de Ciências da Saúde

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jacó Fernando Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Agnes Olschowsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-11-28

Como Citar

1.
Magalhàes V de C, Pinho LB de, Lacchini AJB, Schneider JF, Olschowsky A. MENTAL HEALTH ACTIONS DEVELOPED BY HEALTH PROFESSIONALS IN THE PRIMARY CARE CONTEXT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de novembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(4):3105-017. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1897

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics