APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD

Autores

  • Wilma Rodrigues Ferreira Guedes Centro Universitário de João Pessoa
  • Alusca Carlene Batista Pereira Hemocentro Estadual de Itabaiana
  • Karla Fernandes de Albuquerque Centro Universitario de João Pessoa
  • Zaira Verissimo de Aguiar Centro Universitário de João Pessoa/PB
  • Leila Rangel da Silva Universidade Estadual de Rio de Janeiro(UNIRIO)
  • Maria Aparecida L Nascimento Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2401-2406

Palavras-chave:

educação em enfermagem, educação baseada em competências, educação

Resumo

Curso Introdutório para Ações Assistenciais de Enfermagem de Média e Alta Complexidade realizado com os discentes do Curso de Enfermagem. Objetivo: analisar a aplicabilidade e eficácia como ferramenta de avaliação no processo ensino-aprendizagem-prática. O curso teve duração de uma semana e resgatou o cuidado de enfermagem em unidades hospitalares. A atuação do aluno no campo de prática na atenção à parturiente, puérpera e recém-nascidos foi avaliada uma semana após o curso.  A maioria dos alunos apresentou  uma boa atuação prática frente ao processo de parir; assim como, facilidade no manejo de aspectos clínicos relacionados ao parto e puerpério, traçando plano de cuidados, bem como uma atenção diferenciada foi dispensada aos recém-nascidos. O curso mostrou-se aplicável e eficaz a partir de um entendimento do aluno, frente às diversas situações de promoção e assistência à Saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilma Rodrigues Ferreira Guedes, Centro Universitário de João Pessoa

Mestre em Ciências da Motricidade Humana – Professora Assistente do curso de enfermagem na disciplina de obstetrícia do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Colaboradora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);: wilma_fgr@msn.com

Alusca Carlene Batista Pereira, Hemocentro Estadual de Itabaiana

Especialista em Saúde Coletiva – Enfermeira do Hemocentro Estadual do Município de Itabaiana – PB

Karla Fernandes de Albuquerque, Centro Universitario de João Pessoa

Mestre em enfermagem, coordenadora de ensino do curso de enfermagem

Zaira Verissimo de Aguiar, Centro Universitário de João Pessoa/PB

Especialista em saude coletiva, professora assistente do curso de enfermagem na discilplina urgencia e emercengencia do centro universitário de João Pessoa/PB.

 

Leila Rangel da Silva, Universidade Estadual de Rio de Janeiro(UNIRIO)

Doutora em Enfermagem – Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Orientadora do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu da UNIRIO.

Maria Aparecida L Nascimento, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

6Doutora em Enfermagem – Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Experimentação e Estudos na Saúde da Mulher e da Criança (NuPEEMC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora e Orientadora Acadêmica do Programa de Pós- graduação Stricto sensu da UNIRIO.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

1.
Guedes WRF, Pereira ACB, Albuquerque KF de, Aguiar ZV de, Silva LR da, Nascimento MAL. APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de junho de 2012 [citado 29º de março de 2024];4(3):2401-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1709

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics