STRICTO SENSU POST-GRADUATION PROGRAMME NURSING: THE OPINION OF UNDERGRADUATES

Autores

  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Marta Úrsula Barbosa de Moraes Faculdade de Odontologia de Pernambuco - UPE
  • Waldemar Brandão Neto Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Jael Maria de Aquino Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Vera Rejane do Nascimento Gregório Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Silvana Martins Mishima Escola de Enfermagem de Riberião Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2758-2769

Palavras-chave:

Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Instituições de Ensino Superior, Alunos de Enfermagem

Resumo

Objetivo: Conhecer o entendimento dos graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública de Pernambuco sobre a contribuição de um Programa Associado de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem. Métodos: Estudo descritivo-exploratório qualitativo. Foram entrevistados trinta estudantes de enfermagem nos meses de agosto a novembro de 2009. Os dados foram apresentados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultado: Foram evidenciadas três Idéias Centrais: Conhecimento sobre o Programa Associado de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da UPE; contribuição para a prática profissional e o interesse em ingressar. Conclusão: O entendimento da proposta de fortalecimento das pesquisas e de uma articulação destas com as tecnologias e práticas profissionais vem requerer um redirecionamento na filosofia das IES, tendo a incumbência de despertar o mais precocemente, entre seus graduandos o interesse e a habilidade por pesquisar, sedimentando sua formação na busca contínua de conhecimentos, na renovação dos saberes, na inquietação por investigar objetos de estudo instrumentalizadores do agir profissional em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco e do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB, nível Mestrado Acadêmico. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV). Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro, Recife-PE. CEP: 50100-130. Fone (81) 3183-3600. Email: estelapf2003@yahoo.com.br

Marta Úrsula Barbosa de Moraes, Faculdade de Odontologia de Pernambuco - UPE

Enfermeira. Egressa da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco. Mestranda do Programa de Hebiatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco.

Waldemar Brandão Neto, Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

Mestrando em Enfermagem do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Bolsista da CAPES. Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE) (2009) e Capacitação/Aperfeiçoamento em Saúde da Família pela FENSG-UPE (2009). Atuou como Enfermeiro na Estratégia Saúde da Família (2009-2010). É membro sócio da ABEn seção-PE. Fazendo Parte do Conselho Editorial do Periodico Cientifico de Enfermagem REUOL (ISSN: 1981-8963). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV - CNPq - UPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem (CNPq - UPE) . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Tecnologias eduvativas, Promoção à Saúde, Saúde Comunitária, Saúde do Adolescente, Cenário escolar, Adolescentes sob medida sócio-educativa, Atenção Básica em Saúde.

Jael Maria de Aquino, Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP. Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhoras das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE).

Vera Rejane do Nascimento Gregório, Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Docente e Diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE).

Silvana Martins Mishima, Escola de Enfermagem de Riberião Preto - USP

Professor Doutor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem

Downloads

Publicado

2012-02-01

Como Citar

1.
Monteiro EMLM, Moraes M Úrsula B de, Brandão Neto W, Aquino JM de, Gregório VR do N, Mishima SM. STRICTO SENSU POST-GRADUATION PROGRAMME NURSING: THE OPINION OF UNDERGRADUATES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de fevereiro de 2012 [citado 29º de março de 2024];4(1):2758-69. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1611

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics