Suffering and precariousness at work in nursing

Autores

  • Marilei de Melo Tavares Souza Universidade Severino Sombra
  • Joanir Pereira Passos Unirio
  • Claudia Mara de Melo Tavares UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2072-2082

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Atenção à Saúde

Resumo

Objetivo: O presente ensaio tórico visa analisar o trabalho de enfermagem em sua dupla face: a que produz prazer, porque permite criar e transformar a realidade, e, nas sociedades capitalistas, a que produz sofrimento, porque limita as possibilidades humanas de escolha, criação e prazer. Método: Utiliza-se uma perspectiva crítica e reflexiva tórica  sobre o que há de específico no trabalho de cuidar em enfermagem.Resultados: De forma geral, os trabalhadores  têm suas possibilidades constrangidas pelo modo de produção capitalista, especialmente os do setor privado, também é verdade que o trabalho em enfermagem tem suas especificidades. O ato de cuidar é inseparável do seu consumo por usuários dos serviços de saúde. Conclusão:As contradições e dificuldades que permeiam o processo de trabalho em enfermagem na contemporaneidade, sejam compreendidas como parte de um contexto maior em que se insere o mundo do trabalho hoje. Para compreendermos a precarização do trabalho na enfermagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilei de Melo Tavares Souza, Universidade Severino Sombra

Psicóloga. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra. Coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa – CEP/USS. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

Joanir Pereira Passos, Unirio

Professor Associado. Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado, Unirio

Claudia Mara de Melo Tavares, UFF

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional, UFF.

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Souza M de MT, Passos JP, Tavares CM de M. Suffering and precariousness at work in nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(1):2072-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1515

Edição

Seção

Revião

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics