OCCUPATIONAL HEALTH: PREVENTION OF ACCIDENTS IN EMERGENCY

Autores

  • Viviane Euzebia Pereira Santos Univasf
  • Márgila Selma Alves dos Santos Univasf
  • Ana Cleide Silva Dias Univasf
  • Kamila Maria Souza Aires Alencar Univasf
  • Adriana Gonçalves de Barros Univasf

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2528-2535

Palavras-chave:

emergência, enfermagem, prevenção, acidentes

Resumo

Resumo: Objetivo:descrever como os trabalhadores de enfermagem da emergência conceituam segurança do trabalhador e de que forma previnem os acidentes de trabalho.Métodos: trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 15 membros da equipe de enfermagem de uma emergência em Petrolina-PE, no período de 02 de março a 30 de abril de 2010. A pesquisa foi aprovada pelo CEP do IMIP, sob nº 1692. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados:obteve-se 02 categorias de análise: Segurança do trabalhador no ambiente de trabalho e Prevenção de acidentes de trabalho. Conclusão:constatou-se que é preciso conscientizar os profissionais sobre os riscos laborais e o uso adequado dos EPI’s para a prevenção de agravos à saúde do trabalhador.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Euzebia Pereira Santos, Univasf

 

Objetivo: Descrever como os trabalhadores de enfermagem da emergência conceituam segurança do trabalhador e de que forma previnem os acidentes de trabalho. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com 15 membros da equipe de enfermagem de uma emergência em Petrolina-PE, no período de 02 de março a 30 de abril de 2010. A pesquisa foi aprovada pelo CEP do IMIP, sob nº 1692. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Obteve-se 02 categorias de análise: Segurança do trabalhador no ambiente de trabalho e Prevenção de acidentes de trabalho. Conclusão: Constatou-se que é preciso conscientizar os profissionais sobre os riscos laborais e o uso adequado dos EPI’s para a prevenção de agravos à saúde do trabalhador.

Márgila Selma Alves dos Santos, Univasf

Enfermeira pela Univasf

Ana Cleide Silva Dias, Univasf

Kamila Maria Souza Aires Alencar, Univasf

Adriana Gonçalves de Barros, Univasf

Downloads

Publicado

2011-10-18

Como Citar

1.
Santos VEP, dos Santos MSA, Dias ACS, Alencar KMSA, de Barros AG. OCCUPATIONAL HEALTH: PREVENTION OF ACCIDENTS IN EMERGENCY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de outubro de 2011 [citado 20º de abril de 2024];3(4):2528-35. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1493

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics