ATUAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NUM GRUPO DA TERCEIRA IDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Weliton Sampaio, Livia Teixeira Teixeira, Márcia Costa Costa, Gicélia Lombardo Lombardo

Resumo


INTRODUÇÃO

O presente estudo é um relato de experiência sobre a participação de acadêmicos de enfermagem num grupo de atenção à saúde a pessoa da terceira idade, através do Projeto de Assistência à Pessoa da Terceira Idade (PAEPTI) que está inserido no Programa Interdisciplinar de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Idoso (Grupo Renascer) sendo realizado em um Hospital Universitário localizado na cidade do Rio de Janeiro. Neste grupo o idoso é atendido pelos profissionais das áreas de Enfermagem, Homeopatia, Psiquiatria, Clínica Médica, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Além disso, eles podem participar de atividades como Dança de Salão, Teatro, Artesanato, Arteterapia, Atividade Cinético Funcional, Oficina Literária, Grupo da Memória e Coral. Semanalmente ocorre reunião com todos os idosos e profissionais participantes do grupo onde é discutido temáticas concernentes a uma das especialidades, ou um tema que abranja todas as especialidades em uma palestra conjunta. Quinzenalmente ocorrem reuniões com a equipe de enfermagem para tratar de assuntos pertinentes as ações de enfermagem à pessoa da terceira idade. A sistematização da assistência de enfermagem vem contribuindo, em muito, para melhoria da qualidade da assistência. O relato desta experiência colabora na formação acadêmica e no desenvolvimento profissional, visto divulgar métodos de promover uma melhor qualidade de vida a pessoa da terceira idade.

 

OBJETIVO

 Mostrar a importância da atuação do discente implementando atividades de educação em saúde, consulta de enfermagem, promoção e proteção à saúde do idoso para o seu processo de aprendizagem na graduação; Aprimorar o conhecimento e a prática do cuidar de enfermagem para uma assistência de qualidade ao idoso e Possibilitar a interação do acadêmico de enfermagem com outras especialidades e consequente troca de conhecimentos.

 

METODOLOGIA

 Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual é registrado as atividades realizadas pelos acadêmicos de graduação em enfermagem às pessoas da terceira idade, que integram o programa RENASCER através do Projeto PAEPTI que se destina a este grupo populacional desenvolvido em um Hospital Universitário no município do Rio de Janeiro.

 

RESULTADO

O projeto PAEPTI, atua junto aos idosos com atividades em datas importantes tais como Feiras de Saúde realizadas extra muros, no dia Nacional do Idoso no qual realizamos atividades de educação em saúde, com os temas de hipertensão e diabetes, auto-exame das mamas, prevenção do câncer uterino e próstata, atividades práticas como aferição de PA e glicemia capilar, palestras, dentre outras atividades rastrear grupos de risco à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Além desta atividade ocorrem frequentemente e internamente festas mensais onde comemora-se as datas dos aniversariantes do mês e datas festivas a fim de promover a integração social dos idosos entre si e com a equipe.

O projeto proporciona ainda participação em eventos como congressos, simpósios e encontros científicos, visto a possibilidade de desenvolver registros científicos das atividades desenvolvida no próprio Projeto.

A participação no projeto propicia pesquisar e aprofundar os conhecimentos nos assuntos de atenção à saúde específica ao idoso. Procura-se atender os interesses dos idosos, bem como as sugestões apresentadas quando das reuniões do grupo interdisciplinar para direcionar as atividades a serem realizadas, tais como: consultas, palestras de enfermagem e palestras conjuntas.

A interação entre os bolsistas e voluntários em diversos níveis da graduação, possibilita o amadurecimento enquanto graduandos, permitindo enxergar um outro cenário para a atuação da enfermagem possibilitando a prática nas consultas que até então eram apresentadas nas atividades práticas sem que houvesse implementação e possibilitando promover uma avaliação de forma holística.  

É realizado, também, passeios em locais públicos e centros culturais com o publico idoso do grupo, juntamente com os membros de todas as equipes, estes que atuam como monitores dos idosos. Estas atividades têm como objetivo a interação social dessas pessoas, bem como o enriquecimento cultural, que é valorizado por eles ao demonstrarem sede de conhecimento, mostrando que para o aprendizado não existe idade.

 

CONCLUSÃO

Conclui-se que os graduandos de enfermagem bolsistas do Projeto PAEPTI, têm a possibilidade de por em pratica os conhecimentos pré-adquiridos e que, até então, não tinha tido a oportunidade de executar durante a formação é possibilitado neste espaço de construção e aprimorar as atividades já exercidas além da oportunidade de interagir com os idosos, que ensinam e enriquecem com suas experiências de vida os futuros profissionais da área da saúde.

Estas atividades também fomentam o interesse pela pesquisa sobre a saúde do idoso, pois o número de pessoas nesta fase da vida é crescente, devido a melhora das condições de vida, o avanço da medicina, entre outros fatores, que leva a uma expectativa de vida cada vez maior. E propícia uma relação de carinho estabelecida entre os acadêmicos de enfermagem e os idosos dentro das atividades do grupo.

A vontade de por em pratica os nossos conhecimentos de enfermagem para a promoção e proteção da saúde do idoso e detecção de agravos que venham comprometer a saúde destes.

 

REFERÊNCIAS

·        , acessado em 25 de agosto de 2010, às 20 horas;

·        <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1272&id_pagina>, acessado em 26 de agosto de 2010, às 18:30 horas;

·        NANDA, Diagnóstico de Enfermagem,1ª ed.; Editora Artmed; 2007-2008;

·        POTTER, Patrícia A, Fundamentos de Enfermagem; 7ª ed; Editora Elsevier; 2009.

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Consulta de Enfermagem; Educação em Saúde; Enfermagem geriátrica [educação]

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge