Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental 

RPCFO é um revista científica, peer reviewed editada pelos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem - da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.  Estas unidades de ensino são acolhidas pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. O objetivo da revista é divulgar conhecimento científico produzido no campo específico das ciências da enfermagem, com uma abordagem interdisciplinar englobando a educação, as ciências da vida e as ciências da saúde. Tem como missão, divulgar a Ciência da Enfermagem e da Saúde. Aceita manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol. É publicada somente na versão eletrônica por meio de fascículos em fluxo contínuo e números temáticos. A RPCFO tem como missão, divulgar a Ciência da Enfermagem e da Saúde. Aceita manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol. É publicada somente na versão eletrônica por meio de fascículos em fluxo contínuo e números temáticos.
Manuscritos redigidos em português ou espanhol, deverão ser traduzidos para o inglês em sua versão final, tendo em vista que a RPCFO publica seus artigosa em inglês e português.
Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à RPCFO, não sendo permitida sua submissão simultânea a outro(s) periódico(s).
Declaração sobre Ética e Integridade em Pesquisa
Para a publicação, a RPCFO considera condição sine qua non que os manuscritos submetidos tenham cumprido as diretrizes ético-legais que envolvem a elaboração de trabalhos acadêmicos e/ou técnico-científicos e a pesquisa com seres humanos ou com animais.
Em se tratando de pesquisa envolvendo seres humanos, e atendendo o disposto na Resolução CNS nº 466/2012 (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf), o(s) autor(es) deve(m) mencionar no manuscrito, a aprovação do projeto por Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (CONEP-CNS), ou por órgão equivalente, quando tiver sido executada em outro país.
A RPCFO adota a exigência da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas de registro prévio dos ensaios clínicos (estudos experimentais randomizados) em plataforma que atenda os critérios elaborados por estas duas organizações (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos – REBEC (http://www.ensaiosclinicos.gov.br/)
Na pesquisa experimental, envolvendo animais, deve ser respeitada a Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, que regulamenta o inciso VII do §1º do Art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; e as normas estabelecidas no Guide for the Care and Use of Laboratory Animals(Institute of Laboratory Animal Resources, National Academy of Sciences, Washington, D.C., Estados Unidos), de 1996, e nos Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA, disponível em: www.cobea.org.br), de 1991. Estas informações devem constar no método de acordo com a recomendação do ARRIVE (https://www.nc3rs.org.uk/arrive-guidelines)
A RPCFO apoia as Recomendações para a Condução, Relatório, Edição e Publicação de Trabalhos Acadêmicos em Revistas Médicas (Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals), do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors). Essas recomendações, relativas à integridade e padrões éticos na condução e no relatório de pesquisas, estão disponíveis na URL http://www.icmje.org/urm_main.html.
Apoia, também, os padrões internacionais para publicação de pesquisa responsável, desenvolvidos pelo COPE (Committee on Publication Ethics) e destinados a editores e autores (disponíveis em: http://publicationethics.org/international-standards-editors-and-authors)
Conceitos, ideias ou opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das citações neles contidas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
A RPCFO adota o sistema Ithenticate para identificação de plagiarismo. Práticas que ferem a integridade científica como plágio e autoplágio serão levadas para avaliação do Conselho Editorial para decisão das penalidades como: suspensão de publicar no periódico por período determinado pelo Conselho Editorial. Os autores serão imediatamente comunicados de todas as etapas deste processo.
CATEGORIAS DE MANUSCRITOS
Tipos de artigos considerados: Artigos originais de pesquisa, Revisões sistemáticas e Revisões integrativas de literatura.

Tem  periodicidade de fluxo contínuo e utiliza a licença Creative Commons CC BY NC ND.

e-ISSN: 2175-53-61 | Ano de criação: 1997 | Área do conhecimento: Enfermagem | Qualis: B2 (Enfermagem)

v. 14 (2022)

V.14 (jan/dez) 2022

Publicado: 2022-01-11

Health indicators of periodic examinations for federal civil servants / Indicadores de saúde dos exames periódicos para servidores públicos federais

Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes, Amanda Gonçalves Gaspar, Alexandre Sousa da Silva, Joanir Pereira Passos

e-9241

Nurses’ feeling facing patient in an intensive care unit / Sentimentos de enfermeiros frente ao paciente em unidade de terapia intensiva

Wilma Tatiane Sousa Martins Soares, Jacqueline Targino Nunes, Soraya Maria de Medeiros, Rejane Marie Barbosa Davim, Kezia Katiane Medeiros da Silva, Maria Neyrian de Fátima Fernandes

e-9794

Ver Todas as Edições

Redib Widget