COGNIÇÃO MUSICAL – UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Cícero Cordão Neto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Jussival Rocha dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcos de Alencar Pelisson Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo é um trabalho de compilação que faz uma análise sobre a cognição musical segundo perspectivas de alguns teóricos que expõem aspectos sobre este tema com enfoque na psicologia, na educação e na performance. Num primeiro momento dá-se a exposição linear das abordagens desses estudiosos, enfatizando os aspectos mais importantes concernentes ao tema aqui escolhido. A seguir, ao confrontar esses autores, expõe-se considerações de pontos comuns e distintos entre eles, propondo uma reflexão sobre o rumo da atual posição das pesquisas na área da educação musical. Apesar da profundidade da abordagem dos textos selecionados procuramos oferecer uma visão de síntese sobre o pensamento de cada autor acerca do processo cognitivo da música. Abstract This article is a compilation work that makes an analysis about musical cognition of some theoretical perspectives that expose different aspects on this topic focusing on psychology, education and performance. At first there is the exposure of these linear approaches scholars, emphasizing the most important aspects concerning the topic chosen here. Then, by comparing these authors, shows up regardless of points in common and different between them, offering a reflection on the direction of the current position of research in music education. Despite the depth of the approach of the selected texts we tried to offer a vision of synthesis above the thought of each author on the cognition process of music.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-11

Como Citar

Neto, C. C., dos Santos, J. R., & Pelisson, M. de A. (2010). COGNIÇÃO MUSICAL – UM ESTUDO COMPARATIVO. Cadernos Do Colóquio, 10(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/559

Edição

Seção

Psicologia da Música