MACHADO DE ASSIS E A MÚSICA

Autores

  • Luiz Paulo Horta Academia Brasileira de Música

Palavras-chave:

Candiani, Henrique Alves de Mesquita

Resumo

Adaptação de palestra realizada nos Ciclos de Conferências em homenagem ao centenário de falecimento de Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras. Sob a coordenação de Ivan Junqueira a conferência sobre a música clássica na literatura machadiana foi proferida no dia 1º de julho de 2008 no Teatro R. Magalhães Jr. na sede da ABL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Paulo Horta, Academia Brasileira de Música

Segundo informações da Academia Brasileira de Música (ABM), carioca de nascimento (1943), Luiz Paulo Horta se fez conhecer como pianista, critico musical e depois como jornalista. Estudou com Ester Scliar e Cleofe Person de Mattos (matérias teóricas) e piano com Salomea Gandelmann, Homero Magalhães e Moura Castro. A partir de 1970, trabalhou como crítico musical do Jornal do Brasil, em sucessão a Ronaldo Miranda, exercendo o cargo com notável competência e imparcialidade. De 1985 a 1990, dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, quando teve oportunidade de trazer ao Brasil Karlheinz Stockhausen. A partir de 1990, é o crítico musical do jornal O Globo, onde exerce também outras funções, como a de diretor da prestigiosa página Opinião. Eleito para a ABM em 1993, é também membro da Academia Brasileira de Arte e da Academia Brasileira de Letras (onde ocupa a cadeira nº 23, fundada por Machado de Assis).

Downloads

Publicado

2010-03-09

Como Citar

Horta, L. P. (2010). MACHADO DE ASSIS E A MÚSICA. Cadernos Do Colóquio, 10(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/467

Edição

Seção

Aula Inaugural de 2009