support as coping strategy of disabled people when faced with violence situations / O suporte social como estratégia de enfrentamento de pessoas com deficiência frente a situações de violência Social

Autores

  • Aline Maria Furtado de Carvalho Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA
  • Roberlandia Evangelista Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Eliany Nazaré Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA
  • Joyce Mazza Nunes Aragão Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.991-997

Palavras-chave:

enfrentamento, apoio social, pessoas com deficiência

Resumo

Objetivo: Compreender o suporte social utilizado por pessoas com deficiência frente a situações de violência e como este contribui para a melhoria do processo-saúde-doença-cuidado desses indivíduos. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado de agosto/2015 a julho/2016. Participaram 102 pessoas com deficiência. Resultados: As categorias despertaram para uma rede composta por grupos sociais, na seguinte ordem de importância: familiares, amigos e comunidade, considerados como fonte de apoio informal fornecendo suporte emocional; profissionais da saúde e religião, como fontes de apoio formal. Esta é apontada como suporte emocional e aqueles, como suporte informacional e emocional; e as mídias citadas como apoio informacional necessário para enfrentar as violências diárias. Considerações: A busca por suporte social se apresenta como estratégia positiva de enfrentamento das violências diárias. O apoio ofertado minimiza por vezes os processos de adoecimento. Descritores: Enfrentamento, apoio social, pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria Furtado de Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Roberlandia Evangelista Lopes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará- UFC. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Joyce Mazza Nunes Aragão, Universidade Federal do Ceará - UFC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federaldo Ceará - UFC. Enfermeira da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza. 

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Furtado de Carvalho AM, Evangelista Lopes R, Nazaré Oliveira E, Mazza Nunes Aragão J. support as coping strategy of disabled people when faced with violence situations / O suporte social como estratégia de enfrentamento de pessoas com deficiência frente a situações de violência Social. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(4):991-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6295

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics