Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work

Autores

  • Cristiano Caveião Faculdades Integradas do Brasil http://orcid.org/0000-0003-2664-7542
  • Aida Maris Peres Universidade Federal do Paranã
  • Angelita Visentin Faculdades Integradas do Brasil
  • Christiane Brey Faculdades Integras do Brasil
  • Ana Paula Silvério Xavier Faculdades Integradas do Brasil
  • Juliana Becker de Olivera Faculdades Integradas do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4796-4802

Palavras-chave:

Ambiente de Trabalho, Enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar a compreensão dos acadêmicos de enfermagem no que tange ao trabalho colaborativo. Método: estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, realizado em uma Faculdade de Curitiba –PR. Participaram 30 acadêmicos de enfermagem. Resultados: Através da análise de Conteúdo de Bardin foi possível identificar as seguintes categorias: trabalho colaborativo visto como trabalho em equipe; trabalho colaborativo entre a equipe de enfermagem: as áreas de utilização; tomada de decisões: compreensão dos acadêmicos; decisão compartilhada: compreensão dos acadêmicos. Considerações finais: a colaboração abre um espaço de crescimento e valorização positiva para os indivíduos, pois além de obter resultados diferenciados em relação com aqueles obtidos mediante esforço individual, a relação entre os membros do grupo opera sobre uma dependência construtiva em termos de valorização do outro.

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Caveião C, Peres AM, Visentin A, Brey C, Xavier APS, de Olivera JB. Compreensão dos acadêmicos de enfermagem sobre trabalho colaborativo Understanding of nursing students about collaborative work. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 29º de março de 2024];8(3):4796-802. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4332

Edição

Seção

Artigo Original

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