Abordagem do contexto de vida da criança na consulta de enfermagem Approach of the child’s life context in the nursing appointment

Autores/as

  • Mayrene Dias de Sousa Moreira UFMT
  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva UFMT

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.432-440

Palabras clave:

Cuidado da Criança. Atenção Primária à Saúde, Enfermagem, Meio ambiente, Estilo de vida

Resumen

Objetivo: Analisar as ações desenvolvidas pelos enfermeiros durante a consulta relacionadas ao contexto de vida e ambiente familiar da criança na perspectiva de promover sua saúde.  Método: Estudo descritivo qualitativo, realizado em quatro unidades de saúde da família de Cuiabá, MT, entre janeiro e fevereiro de 2012, com quatro enfermeiros que executavam a consulta à criança de forma programática. Os dados foram coletados por meio da observação participante de 21 consultas de enfermagem. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Emergiram duas categorias temáticas que revelaram que os enfermeiros consideraram pontualmente alguns elementos do contexto de vida e ambiente familiar da criança durante as consultas. Conclusão: A compreensão e o respeito aos modos de vida da mãe e da criança, e a não dissociação do contexto social e cultural no qual estes estão inseridos são atitudes que permitem o atendimento da criança de forma humanizada e individualizada.

 

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Biografía del autor/a

Mayrene Dias de Sousa Moreira, UFMT

Enfermeira. Mestre em Enfermagem.

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, UFMT

Professora. Pós-Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso, pesquisadora do CNPq, Cuiabá-MT, Brasil.

Publicado

2017-04-11

Cómo citar

1.
Moreira MD de S, Gaíva MAM. Abordagem do contexto de vida da criança na consulta de enfermagem Approach of the child’s life context in the nursing appointment. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11 de abril de 2017 [citado 19 de mayo de 2024];9(2):432-40. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5433

Número

Sección

Artículo original

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