CARE PLANNING FOR THE CLIENT BEARING INFECTION AT SURGERY SITE: GETTING READY FOR SELF-CARE

Autores

  • Vanessa Cristina Mauricio Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem Cirúrgica, Autocuidado, Planejamento de Assistência ao Paciente.

Resumo

Pesquisa qualitativa cujo objeto foi o autocuidado do cliente portador de infecção de sítio cirúrgico e objetivou elaborar um plano de orientação ao cliente com infecção da ferida operatória, com vista à realização do curativo, preparando-o para a alta hospitalar. O cenário foi um Hospital Universitário no Rio do Janeiro, onde a coleta de dados ocorreu no período de abril a junho de 2008, com oito clientes portadores de infecção de sítio cirúrgico, por meio de entrevista estruturada que investigava os déficits e as competências dos clientes para o autocuidado, que poderiam interferir na execução do curativo. Depois desta identificação inicial, propôs-se um plano de cuidados abrangendo as orientações necessárias no âmbito das habilidades intelectuais, físicas, emocionais e econômico-sociais. Conclui-se que o plano de cuidados pode auxiliar estes clientes nas ações de autocuidado, porém, deve ser constantemente avaliado e adaptado de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Descritores: Enfermagem Cirúrgica; Autocuidado; Planejamento de Assistência ao Paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina Mauricio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Clínica Médica e Cirúrgica e em Terapia Intensiva. Enfermeira Intensivista do Hospital Geral de Guarus (HGG) e enfermeira do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO).

Norma Valéria Dantas de Oliveira de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, professora-adjunta do Departamento de enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora permanente do programa de pós-graduação Mestrado e Doutorado da FENF/UERJ. Coordenadora de Ensino de Graduação da FENF/UERJ.

Downloads

Publicado

2011-01-12

Como Citar

1.
Mauricio VC, Souza NVD de O de. CARE PLANNING FOR THE CLIENT BEARING INFECTION AT SURGERY SITE: GETTING READY FOR SELF-CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de janeiro de 2011 [citado 19º de abril de 2024];3(1). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/898

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics