Qualification of multiprofessional residence in health: critical opinions of preceptors / Qualificação da residência multiprofissional em saúde: opiniões críticas de preceptores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7974

Palavras-chave:

Percepção Social, Especialização, Formação Profissional em Saúde, Atenção Terciária à Saúde

Resumo

Objetivo: realizar reflexão sobre a percepção de preceptores quanto ao aprimoramento de programas de Residência Multiprofissional em Saúde, em nível hospitalar. Método: estudo qualitativo, realizado por meio de entrevista individual com profissionais da saúde (preceptores) (n=34), junto a residentes multiprofissionais de um hospital universitário do Estado do Paraná, Brasil. As informações foram angariadas por meio de questionário e analisadas. Resultados: os preceptores investigados vislumbram pela melhoria na qualificação do programa e pelo fortalecimento de estratégias, sobre dois prismas. O primeiro refere-se ao capital humano, englobando reforços na consolidação das relações interpessoais e de habilidades de comunicação. O outro considera a gestão do trabalho, com vistas a potencializar de forma mais efetiva a organização do processo de trabalho. Conclusão: sugere-se que gestores de hospitais invistam na capacitação de seus agentes formadores, também no que tange a importância do processo avaliativo institucional, com vistas a angariar e regular a qualidade das residências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessyca Twany Demogalski, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Cirurgiã-dentista. Residente. Residência Multiprofissional em neonatal. Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais - HURCG, Ponta Grossa-PR-Brasil.

Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontopediatria. Professora Adjunta do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Coordenadora da Residência Multiprofissional em Neonatologia - HURCG, Ponta Grossa–PR-Brasil.

Luciane Patrícia Andreani Cabral, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Enfermeira. Mestre em Tecnologia em Saúde. Professora Colaboradora do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública - UEPG. Coordenadora geral das residências multiprofissionais em saúde - HURCG. Ponta Grossa – PR - Brasil.

Clóris Regina Blanski Grden, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública - UEPG. Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso -HURCG. Ponta Grossa – PR - Brasil.

Danielle Bordin, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social. Professora Colaboradora do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública – UEPG. Professora das residências multiprofissionais em saúde - HURCG.   Ponta Grossa – PR - Brasil.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Preventiva e Social. Professora Associada do Departamento de Odontologia da UEPG. Professora das residências multiprofissionais em saúde - HURCG. Ponta Grossa – PR - Brasil.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde.Residência Multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Bezerra TCA, Falcao MLP, Goes PSA, Felisberto E. Avaliação de programas de formação profissional em saúde: construção e validação de indicadores. Trab. educ. saúde [internet] 2016 [acesso em 18 dez 2018]; 14(2):445-472. Available at: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00111.

Autonomo FROM, Hortale VA, Santos GB, Botti SHO. A Preceptoria na formação médica e multiprofissional com ênfase na atenção primária – Análise das Publicações Brasileiras. Rev Bras Educ Med [internet] 2015 [Acesso em 18 jun. 2018]; 39(2):316-27. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n2/1981-5271-rbem-39-2-0316.pdf

Ribeiro KRB, Prado ML. A prática educativa dos preceptores nas residências em saúde: um estudo de reflexão. Rev Gaucha Enferm [internet] 2013[Acesso em 18 jun. 2018];34(4):161-5. Available at: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/43731

Peixoto LS, Tavares CMM, Queiroz PP. Research about the knowledge and teaching practice of the preceptor: a test pilot. J Nurs UFPE [internet] 2014 [Acesso em 18 jun. 2018]; 8(7):2038-46. Available at: http://dx.doi.org/10.5205/reuol.5963-51246-1-RV.0807201426

Campos GWS. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Cienc Saude Coletiva [internet] 2000 [Acesso em 18 jun. 2018]; 5(2):219-30. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232000000200002&script=sci_abstract&tlng=pt

Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

Chiavenato I. Iniciação à Teoria das organizações. 1ª ed. São Paulo: Manole; 2010.

Pasban M, Nojedeh SH. A Review of the Role of Human Capital in the Organization. Procedia- Social and Behavioral Sciences [internet] 2016 [Acesso em 18 dez 2018]; 230:249–253. Available at: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2016.09.032

Carvalho MCN. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC; 2009.

Peduzzi M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev Saúde Pública [internet] 2001 [Acesso em 18 dez 2018]; 35(1):103-9. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v35n1/4144.pdf

Albuquerque VS. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ. med [internet] 2008 [Acesso em 18 dez 2018]; 32(3):356-362. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a10

Ceccim RB. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface-Comunic. Saúde Educ [internet] 2005 [Acesso em 18 dez 2018]; 9(16):161-168. Available at: http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a13.pdf

Silva CT, et al. Residência Multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Porto Alegre: Texto Contexto Enferm [internet] 2015 [Acesso em 18 jun 2018] ;25(1). Available at: http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n1/0104-0707-tce-25-01-2760014.pdf

Batista KBC, Goncalves OSJ. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saude soc [internet] 2011[Acesso em 18 jun 2018]; 20(4):884-9. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902011000400007&script=sci_abstract&tlng=pt

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 2.117, de 3 de novembro de 2005. Institui no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação a Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Ministério da Saúde, 2005.

Botti SHO, Rego STA. Docente-clínico: o complexo papel do preceptor na residência médica. Physis Revista de Saúde Coletiva [internet] 2011 [Acesso em 18 jun 2018];21(1):65-85, 2011. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000100005

Lima VV. Projetos de Apoio ao SUS. Processos educacionais na saúde: aperfeiçoamento com ênfase na preceptoria de programas de residência em saúde. São Paulo: Ministério da Saúde; Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, 2017. 58p.

Publicado

2021-05-13 — Atualizado em 2021-06-01

Versões

Como Citar

1.
Demogalski JT, Alves FBT, Cabral LPA, Grden CRB, Bordin D, Fadel CB. Qualification of multiprofessional residence in health: critical opinions of preceptors / Qualificação da residência multiprofissional em saúde: opiniões críticas de preceptores. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de junho de 2021 [citado 29º de março de 2024];13:136-43. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7974

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics