Strategies for aid to families in the course of post-diagnosis of child cancer / Estratégias de auxílio a famílias no enfrentamento do pós-diagnóstico de câncer infantil

Autores

  • Marília Von Ende Schwertner Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisabeta Albertina Nietsche Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Brasil.
  • Cléton Salbego Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Brasil.
  • Adrieli Pivetta Universidade Federal de Santa Maria-RS-Brasil
  • Thayná Champe da Silva Universidade Federal de Santa Maria-RS-Brasil
  • Helena Moro Stochero Universidade Federal de Santa Maria-RS-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7543

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Família, Neoplasias, Criança.

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica de enfermagem acerca das estratégias utilizadas pelos enfermeiros para auxiliar familiares no enfrentamento do pós-diagnóstico de câncer infantil. Métodos: as produções foram localizadas nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine/ National Institutes of Health (PubMed) e SciVerse Scopus (SCOPUS). Dos 460 artigos analisados, 11 respondiam à questão norteadora: quais as estratégias utilizadas pelos enfermeiros para auxiliar famílias no pós-diagnóstico de câncer infantil. Resultados: as estratégias de auxílio mais utilizadas pelos enfermeiros: o uso de amor, carinho e respeito para o cuidado de familiares e crianças; a comunicação para troca de informações, apoio emocional e encorajamento para a fé e a esperança. Conclusão: concluiu-se que existem boas estratégias utilizadas pelos enfermeiros para auxiliar os familiares no pós-diagnóstico do câncer infantil, porém a maioria está apenas no modo de agir dos enfermeiros para com os familiares.

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Biografia do Autor

Marília Von Ende Schwertner, Universidade Federal de Santa Maria

Marília Von Ende Schwertner. Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES/UFSM/CNPq). E-mail: marilia.enf.ufsm@hotmail.com

Elisabeta Albertina Nietsche, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Brasil.

Enfermeira. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES/UFSM/CNPq). E-mail: enitsche@gmail.com

Cléton Salbego, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/Brasil.

Cléton Salbego. Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente da Escola Técnica Albert Einstein-Santa Maria-RS-Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES/UFSM/CNPq). cletonsalbego@hotmail.com

Adrieli Pivetta, Universidade Federal de Santa Maria-RS-Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Estratégia Saúde da Família – Caiçara-RS-Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES/UFSM/CNPq).  E-mail: adri_pivetta@hotmail.com

Thayná Champe da Silva, Universidade Federal de Santa Maria-RS-Brasil

Thayná Champe da Silva. Enfermeira. Mestranda do Curso de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-RS-Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES/UFSM/CNPq). E-mail: thaynachampe@hotmail.com

Helena Moro Stochero, Universidade Federal de Santa Maria-RS-Brasil

Helena Moro Stochero. Enfermeira. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES/UFSM/CNPq). E-mail: nena-ms@hotmail.com

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Publicado

2021-05-13 — Atualizado em 2021-06-01

Versões

Como Citar

1.
Schwertner MVE, Nietsche EA, Salbego C, Pivetta A, da Silva TC, Stochero HM. Strategies for aid to families in the course of post-diagnosis of child cancer / Estratégias de auxílio a famílias no enfrentamento do pós-diagnóstico de câncer infantil. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de junho de 2021 [citado 19º de abril de 2024];13:443-50. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7543

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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