Visibility of the Ribeirão Preto College of Nursing in the Newspaper (1951-1952) / Visibilidade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto na Imprensa Escrita (1951-1952)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1250-1259

Palavras-chave:

enfermagem, história da enfermagem, imprensa

Resumo

Objetivo: analisar a visibilidade Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, anexa à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no momento de sua criação legal, em quatro jornais da cidade. Método: trata-se de pesquisa de perspectiva histórica, tendo como eixo norteador a Micro História e as noções de campo jornalístico de Pierre Bourdieu. Resultados: localizaram-se 14 matérias jornalísticas sobre a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e/ou enfermagem/enfermeiro(a). Conclusão: Houve visibilidade da instituição no texto jornalístico, no momento de sua criação legal, embora não tenha constituído o centro de nenhuma das notícias. A importância da instituição se apresenta de forma ambivalente; aquela que agrega capital científico ou aquela que está sob a tutela da medicina. Isso pode estar relacionado ao fato de que sua primeira diretora e criadora ainda não estava presente na cidade no momento do estudo.

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Biografia do Autor

Elaine Marcussi, Sem vínculo com instituição de ensino no momento

Mestre em Ciências pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – EERP/USP.
Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP/USP.

Luciana Barizon Luchesi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2001), Especialização Modalidade Residência em Urgência e Emergência pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2004) , Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2005) e Doutorado em Enfermagem Fundamental (2008) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, durante o qual realizou 4 meses de Estágio de Doutoramento Sanduíche na Faculty of Nursing - University of Alberta, Edmonton, Canada. Possui Licenciatura em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2016). Atualmente é Profa. Dra. nível 2 do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem e exerce os cargos de 1a. Vice Presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF) e Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE - www2.eerp.usp.br/laeshe) . Atua principalmente nos seguintes temas: História da Enfermagem e Imagem Social do Enfermeiro. 

Fernando Rocha Porto, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO


Bacharel em Enfermagem e Bacharel em História. Pós-doutoramento pela Escola de Enfermagem da USP; Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO, vice-líder do Laboratório de Abordagem Científica na História da Enfermagem (LACENF) e Membro do Laboratório de Pesquisa de Historia da Enfermagem – LAESHE.

Júlio Cesar Vanin, Sem vínculo com instituição de ensino no momento

Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela  Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – EERP/USP. 

 

Camila Souza de Almeida, Doutoranda Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Enfermagem. Estudante de doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

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Publicado

2019-10-04

Como Citar

1.
Marcussi E, Luchesi LB, Porto FR, Vanin JC, de Almeida CS. Visibility of the Ribeirão Preto College of Nursing in the Newspaper (1951-1952) / Visibilidade da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto na Imprensa Escrita (1951-1952). Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 26º de abril de 2024];11(5):1250-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7433

Edição

Seção

Artigo Original

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