Educational technology about living better with cardiac insufficiency: validation study / Tecnologia educacional sobre viver melhor com insuficiência cardíaca: estudo de validação

Autores

  • Josiane Martins Bechtlufft PAZ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.7140

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Insuficiência Cardíaca, Enfermagem, Tecnologia Educacional, Estudos de validação

Resumo

Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educacional para mediar o agir educativo do enfermeiro com pacientes e familiares na alta hospitalar. Método: Pesquisa de desenvolvimento metodológico, com validação de conteúdo. Dados coletados de junho a agosto de 2017. A pesquisa desenvolvida em três fases: produção, avaliação, adequação. A população foi de 24 juízes entre profissionais da saúde e de outras áreas. Os juízes responderam um questionário com 3 blocos de itens avaliativos. Resultados: Dos 22 itens do questionário dos juízes da área da saúde apenas dois obtiveram escore I (inadequado). Considerou-se a tecnologia validada, pois segundo a literatura deve-se obter um índice de validação de conteúdo mínimo de 70%, e o índice obtido foi de 91,1 %. Com base nas sugestões realizou-se a adequação da tecnologia. Conclusão: A tecnologia produzida foi validada e com a adequação se constituir um dispositivo adequado para mediar o agir educativo do enfermeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Martins Bechtlufft PAZ, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO

Enfermeira Residente do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Pós-Graduada em Terapia Intensiva Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. RJ. Brasil.

Referências

Santos Jefferson Jovelino Amaral dos, Plewka Jony Erwin Andreola, Brofman Paulo Roberto Slud. Calidad de vida e indicadores clínicos en la insuficiencia cardiaca: análisis multivariado. Arq. Bras. Cardiol. [Internet]. 2009 Aug [cited 2018 Jan 11; 93(2): 159-166. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009000800015&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2009000800015.

MESQUITA ET, QUELUCI GC. Abordagem Multidisciplinar ao Paciente com Insuficiência Cardíaca. São Paulo (SP): Atheneu; 2013

Bocchi Edimar Alcides, Braga Fabiana Goulart Marcondes, Ferreira Silvia Moreira Ayub, Rohde Luis Eduardo Paim, Oliveira Wilson Alves de, Almeida Dirceu Rodrigues de et al.III Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica. Arq. Bras. Cardiol. [Internet]. 2009 [cited 2017 Nov 01] ; 93( 1 Suppl 1 ): 3-70. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066782X2009002000001&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2009002000001.

Dantas CA, Silva CD, Carvalho QG. A implantação da consulta de enfermagem ao paciente com insuficiência cardíaca. Rev Eletr. 2009;11(1):194-199.

Gonçalves FG, Albuquerque DC. Educação em saúde de pacientes portadores de insuficiência cardíaca. Rev. enferm. UERJ, v. 22, n. 3, p. 422-428, 2014.

Silva Andressa Freitas da, Cavalcanti Ana Carla Dantas, Malta Mauricio, Arruda Cristina Silva, Gandin Thamires, Fé Adriana da et al. La adherencia al tratamiento de pacientes con insuficiencia cardiaca acompañados de enfermeras en dos clínicasespecializadas. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2015 Oct [cited 2017 Nov 01]; 23(5):888894.Availablefrom:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010411692015000500888&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0268.2628.

Santos Analyane Conceição Silva dos, Espírito Santo Fátima Helena do, Pestana Luana, Daher Donizete Vago, Santana Rosimere. Insuficiência cardíaca: estratégias usadas por idosos na busca por qualidade de vida. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2011 Oct [citado 2018 Ene 11; 64(5): 857-863. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000500009&lng=es. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000500009

Teixeira E. Desenvolvimento de tecnologias cuidavo-educacionais/Organizadora: Elizabeth Teixeira. Porto Alegre (RS) : Moriá; 2017.

Nietsche EA, Backes VMS, Colomé CLM, Ceratti RN, Ferraz F. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. 2005 Mai-Jun; 13(3):344-53.

Medeiros HP. Condições de vida e saúde de idosos e familiares no contexto amazônico com vistas ao desenvolvimento de tecnologia cuidativo-educacional. [Dissertação]. Belém (PA): Universidade Federal do Pará; 2014.

Nascimento MHM. Tecnologia para mediar o cuidar-educando no acolhimento de “familiares cangurus” em unidade neonatal. [Dissertação]. Belém (PA): Universidade do Estado do Pará; 2012.

Teixeira E, Medeiros HP, Nascimento MHM. Tecnologias educacionais para a atenção primária. Ciclo 2. Porto Alegre (RS): Artmed/Panamericana; 2013.

Galdino YLS. Construção e validação de cartilha educativa para o autocuidado com os pés de pessoas com diabetes. [Tese]. Fortaleza (Cearà): Universidade Estadual do Ceará; 2014.

Benevides Jéssica Lima, Coutinho Janaina Fonseca Victor, Pascoal Liliane Chagas, Joventino Emanuella Silva, Martins Mariana Cavalcante, Gubert Fabiane do Amaral et al. Construção e validação de tecnologia educativa sobre cuidados com úlcera venosa. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2016 Apr [cited 2017 Oct 31]; 50(2): 309-316. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342016000200309&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000200018.

Andrietta Maria Paula, Lopes Moreira Rita Simone, Bottura Leite de Barros Alba Lucia. Hospital discharge plan for patients with congestive heart failure. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2011 Dec [cited 2018 Jan 11]; 19(6): 1445-1452. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692011000600023&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000600023.

Jesus, Elisama Brito de; Esteves, Arinete Véras J58a. Acolher-educando: estudo de validação de tecnologia educacional sobre fototerapia Estudos de Validação. 2. Tecnologia Educacional. 3. Fototerapia. 4. Educação em Saúde. 5. Acolhimento. I. Fontes II. Universidade Federal do Amazonas III. Título

Fonseca Luciana Mara Monti, Leite Adriana Moraes, Mello Débora Falleiros de, Silva Marta Angélica Iossi, Lima Regina Aparecida Garcia de, Scochi Carmen Gracinda Silvan. Tecnologia educacional em saúde: contribuições para a enfermagem pediátrica e neonatal. Esc. Anna Nery [Internet]. 2011 Mar [citado 2017 Nov 01]; 15(1): 190-196.Available at:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141481452011000100027&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000100027.

Publicado

2021-05-13 — Atualizado em 2021-06-01

Versões

Como Citar

1.
Bechtlufft PAZ JM. Educational technology about living better with cardiac insufficiency: validation study / Tecnologia educacional sobre viver melhor com insuficiência cardíaca: estudo de validação. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de junho de 2021 [citado 16º de abril de 2024];13:428-33. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7140

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics