Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, enfermagem no consultório, educação em saúde, competência clínica, docentes de enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Messias

Pós Doutora pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Doutora em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Professor auxiliar da Universidade Castelo Branco e Enfermeira do Hospital Municipal Miguel Couto. 

Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Harlon França de Menezes

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense- UFF.

Referências

Westin L, Sundler AJ, Berglund M. Students’ experiences of learning in relation to didactic strategies during the first year of a nursing programme: a qualitative study. BMC Medical Education. 2015; 15:49.

Merighi MAB, Jesus MCP, Domingos SRF, Oliveira DM, Ito TN. Teaching and learning in the clinical field: perspective of teachers, nurses and nursing students. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2014 Aug [cited 2016 Apr 16]; 67 (4): 505-511. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v67n4/0034-7167-reben-67-04-0505.pdf

Gottems LBD, Alvarez AM, Almeida LMWS. Educação em Enfermagem: qualidade, inovação e responsabilidade. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2014 Ago [citado 2016 Abr 16]; 67 (4): 499-500. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2014670401.

Moherdaui F. Abordagem sindrômica das doenças sexualmente transmissíveis. Jornal brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2000; 12(4): 40-49

Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN 159/1993, de 19 de abril de 1993. Dispõe sobre a consulta de enfermagem. 1993 [acesso 2016 Jul 23]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-1591993_4241.html

Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 359 de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem e dá outras providências. [Internet] Brasília, DF: Conselho Federal de Enfermagem; 2009 [cited 2015 July 04]. Available from: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3592009_4385.html

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e AIDS. Manual de Controle Doenças Sexualmente Transmissíveis DST. Série Manuais Nº 68; 4. Ed. Brasília, DF; 2006.

Schutz A. Sobre fenomenologia e relações sociais. Petrópolis (RJ): Vozes; 2012.

Oliveira DM, Meirighi MA, Jesus MC. The decision of an obese woman to have bariatric surgery: the social phenomenology. Rev Esc Enferm USP [Internet] 2014 [cited 2015 Jan 12];48(6):[about 6 p]. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25626 494

Jesus MCP, Capalbo C, Merighi MAB, Oliveira DM, Tocantins FR, Rodrigues BMRD, et al. A fenomenologia social de Alfred Schütz e sua contribuição para a enfermagem. Rev Esc Enferm USP [Internet] 2013 [cited 2015 Jan 12];47(3):736-41. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v47n3/en_0080-6234-reeusp-47-3-00736.pdf

Muñoz LA, Sanchez X, Arcos E, Vollrath A, Bonatti C. Vivenciando a maternidade em contextos de vulnerabilidade social: uma abordagem compreensiva da fenomenologia social. Rev. Latino-Am. Enfermagem jul.-ago. 2013; 21(4): [07 telas]. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21n4/pt_0104-1169-rlae-21-04-0913.pdf

Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº. 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a ética em pesquisa que envolve seres humanos. [Internet]. 2012 [cited 2015 June 20]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Pessôa LR, Franco C, Santos EHA, Torres KROB, Salgado MF, Santos SA. Manual do Gerente: desafios da média gerência na saúde. 1st ed. Rio de Janeiro: ENSP; 2011.

Zeferino MT, Carraro TE. Alfred Schutz: do referencial teórico-filosófico aos princípios metodológicos de pesquisa fenomenológica. Texto contexto-enferm [Internet] 2013 [cited 2014 Sept 14]; 22 (3):826-34. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n3/en_v22n3a32.pdf

Dantas CN, Santos VEP, Tourinho FSV. Nursing consultation as a technology for care in light of the thoughts of Bacon and Galimberti. Texto Contexto Enferm, 2016; 25 (1): e2800014.

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Messias CM, Rosas AMMTF, Menezes HF de, Valente GSC. Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 28º de março de 2024];12:337-44. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics