Auditing Practices in the Brazilian Unified Health System: An Integrative Literature Review / Práticas de Auditoria no Sistema Único de Saúde: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Elitiele Ortiz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriane Domingues Eslabão Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.792-800

Palavras-chave:

Auditoria Operativa, Sistema Único de Saúde, Serviços de Saúde, Reforma dos Serviços de Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar as práticas de auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), e Web of Science. Ao total, utilizando-se os critérios de inclusão e exclusão selecionou-se 12 artigos científicos para análise. Resultados: Os resultados apontam avanços políticos e nas instituições com relação as práticas de auditoria no SUS. Identifica-se também, muitos desafios para fortalecer tais práticas, como a necessidade de qualificar as ferramentas do Departamento Nacional de Auditoria do SUS e melhorar a comunicação entre o componente, estadual, municipal e federal de auditoria. Conclusão: As práticas de auditoria no SUS estão em construção, necessitando de mais estudos e divulgação, afim de que traga contribuições para a prática e o meio acadêmico.

Descritores: Auditoria Operativa, Sistema Único de Saúde, Serviços de Saúde, Reforma dos Serviços de Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elitiele Ortiz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, pós-graduanda em Auditoria em Saúde pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios(IBGEN), Porto Alegre, RS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Adriane Domingues Eslabão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Santos EO dos, Eslabão AD. Auditing Practices in the Brazilian Unified Health System: An Integrative Literature Review / Práticas de Auditoria no Sistema Único de Saúde: Uma Revisão Integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 28º de março de 2024];11(3):792-800. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6950

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics