Perception of women regarding the practice of breastfeeding: an integrative review / Percepção de mulheres quanto à prática do aleitamento materno: uma revisão integrativa

Main Article Content

Simone Pedrosa Lima
http://orcid.org/0000-0002-9863-9202
Evanguelia Kotzias Santos
http://orcid.org/0000-0002-6587-6930
Alacoque Lorenzini Erdmann
http://orcid.org/0000-0003-4845-8515
Pedro Henrique Farias
http://orcid.org/0000-0003-2246-4773
Jamile Aires
http://orcid.org/0000-0002-4213-0490
Viviane Fabrícia Nascimento
http://orcid.org/0000-0001-9372-9201

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento científico produzido acerca da percepção das mulheres quanto à prática do aleitamento materno. Método: Revisão integrativa com busca dos artigos nas bases de dados MEDLINE, Pub/Med, LILACS, BDENF, PubMed Central: PMC e CINAHL, de 2008 a 2015, sendo selecionados 30 artigos. Resultados: Da análise emergiram as categorias: vantagens do aleitamento materno; mitos e tabus em torno da amamentação; sentimentos contraditórios ao amamentar; aspectos culturais; manejo da amamentação e recomendações para a prática. Conclusão: As percepções das mulheres em relação à amamentação, podem contribuir para a elaboração de recomendações com vistas a assistir a nutriz numa perspectiva que vai além da técnica respeitando os significados e práticas atribuídas à amamentação pelas mulheres.

Descritores: Aleitamento Materno, Percepção, Enfermagem.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Lima SP, Santos EK, Erdmann AL, Farias PH, Aires J, Nascimento VF. Perception of women regarding the practice of breastfeeding: an integrative review / Percepção de mulheres quanto à prática do aleitamento materno: uma revisão integrativa. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 28º de setembro de 2022];11(1):248-54. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6853
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Simone Pedrosa Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Enfermagem, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Ana Bezerra/UFRN. Santa Cruz, RN, Brasil.

Evanguelia Kotzias Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder e pesquisadora do GRUPESMUR. Florianópolis, SC, Brasil.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.  Florianópolis, SC, Brasil.

Pedro Henrique Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia/FAMEC. Enfermeiro do Hospital Universitário Ana Bezerra-HUAB/UFRN. Atuando da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP-HUAB) na Unidade de E-Saúde. Mestrando do programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciência da Saúde do Trairí/UFRN. 

Jamile Aires

Especialista em UTI Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Metropolitana de Ciências e Tecnologia. Enfermeira pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/UFRN

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)