A LOOK AT THE ANTENATAL PEREGRINATION: REFLECTIONS ON ACCESS TO PRENATAL CARE AND CHILDBIRTH

Main Article Content

Vanessa Neves de Albuquerque
Quézia Medeiros de Oliveira
Ricardo de Mattos Russo Rafael
Rosana de Fátima Carvalho Teixeira

Resumo

Objetivo: analisar as situações do acesso das gestantes a assistência pré-natal e ao parto de baixo risco. Métodos: trata de uma revisão sistemática de literatura, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, selecionando 12 referências bibliográficas. Resultados: foram dispostos em duas categorias: 1) o acesso, a escolha e assistência ao pré-natal e; 2) a peregrinação anteparto e a assistência a parturição. Conclusão: percebeu-se que a peregrinação anteparto nas maternidades de baixo risco, geralmente, ocorre devido ao baixo número de leitos obstétricos existentes. Para que o sistema de referência e conta-referência de gestantes funcione plenamente é necessário que haja uma comunicação entre os profissionais da rede básica de saúde com as maternidades. É necessário também que haja uma expansão da rede de Atenção Básica, a fim de capilarizar cada vez mais a assistência pré-natal e, por sua vez, promover melhorias na organização deste sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Albuquerque VN de, Oliveira QM de, Rafael R de MR, Teixeira R de FC. A LOOK AT THE ANTENATAL PEREGRINATION: REFLECTIONS ON ACCESS TO PRENATAL CARE AND CHILDBIRTH. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de maio de 2011 [citado 9º de agosto de 2022];3(2):1935 1946. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/659
Seção
Review
Biografia do Autor

Vanessa Neves de Albuquerque, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Iguaçu.

Quézia Medeiros de Oliveira, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Iguaçu.

Ricardo de Mattos Russo Rafael, Universidade Iguaçu; Centro Universitário UNIABEU

Enfermeiro. Mestre em Saúde da Família. Professor da Faculdade de Enfermagem e de Medicina da Universidade Iguaçu. Professor da Faculdade de Enfermagem do Centro Universitário UNIABEU.

Rosana de Fátima Carvalho Teixeira, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Graduação em Enfermagem pela Universidade Iguaçu.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)