The perceptions of vascular dysfunction bearing patients with regards to health education as an autonomy instrument / Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomia

Main Article Content

Sofia Hardman Côrtes Quintela
http://orcid.org/0000-0001-9643-0029
Pâmela Guimarães Siqueira
http://orcid.org/0000-0002-3902-1111
Fabianne Banderó Höffling
http://orcid.org/0000-0002-9041-9635
Bruna Hirano Imbriani
http://orcid.org/0000-0003-0473-2164
Marta de Vargas Romero
http://orcid.org/0000-0002-1780-932X
Rosângela Marion da Silva
http://orcid.org/0000-0003-3978-9654

Resumo

Objetivo: analisar como o usuário com alteração vascular percebe a Educação em saúde no processo de autonomia do cuidado. Métodos: pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa realizada com 12 usuários com alteração vascular que estavam em atendimento em um ambulatório multiprofissional vascular de um hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre agosto e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. Os mesmos foram transcritos e analisados por intermédio da Análise Temática proposta por Minayo. Resultados: surgiram duas categorias: Atendimento que transmite confiança e (Co) Responsabilização dos usuários e familiares no processo de cuidar. Conclusão: o usuário com alteração vascular percebe que as ações educativas em saúde auxiliam no processo de autonomia do cuidado. A horizontalidade e as práticas dialógicas são importantes para o empoderamento e corresponsabilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Quintela SHC, Siqueira PG, Höffling FB, Imbriani BH, Romero M de V, da Silva RM. The perceptions of vascular dysfunction bearing patients with regards to health education as an autonomy instrument / Percepção do usuário com alteração vascular sobre a educação em saúde como instrumento de autonomia. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 28º de setembro de 2022];11(1):25-30. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6443
Seção
Research
Biografia do Autor

Sofia Hardman Côrtes Quintela, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Sergipe, Pós-graduação em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

Pâmela Guimarães Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Pós-graduação em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

Fabianne Banderó Höffling, Universidade Federal de Santa Maria

Assistente Social, Pós-graduação em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

Bruna Hirano Imbriani, Universidade Federal de Santa Maria

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de São Carlos, Pós-graduação em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

Marta de Vargas Romero, Hospital Universitário de Santa Maria

Fonoaudióloga, Mestre e doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria.

Rosângela Marion da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)