The approach of the nursing team about the humanized childbirth during the prenatal: a narrative review Abordagem da equipe de enfermagem acerca do parto humanizado no pré-natal: uma revisão narrativa

Main Article Content

Marcela Vestena Ragagnin
Mara Regina Caino Teixeira Marchiori
Claudia Maria Maria Gabert Diaz
Thalissa Nicolli
Simone Barbosa Pereira
Lenise Dutra da Silva

Resumo

Objetivo: Identificar nas publicações da literatura científica as contribuições desenvolvidas pela equipe de enfermagem a cerca das abordagens quanto ao parto humanizado durante as consultas no pré-natal. Métodos: Revisão narrativa, desenvolvida por meio da leitura de seis artigos científicos, a partir de uma busca realizada em janeiro/2016 na Base de dados eletrônica Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na Base de dados da Enfermagem, utilizando as palavras-chave “Parto Humanizado”, “Saúde da Mulher” e “Enfermagem”. Utilizou-se artigos publicados no período de 2010-2015. Resultados: Emergiram três categorias: A percepção da equipe de enfermagem referente às práticas educativas no pré-natal; O despreparo do profissional no atendimento à gestante e à parturiente; e A importância dos sentimentos vivenciados pelas gestantes durante o ciclo gravídico-puerperal. Conclusão: Os profissionais de enfermagem devem assumir a postura de educadores, buscando desenvolver na mulher sua autoconfiança para viver a gestação, o parto e o puerpério positivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Ragagnin MV, Marchiori MRCT, Diaz CMMG, Nicolli T, Pereira SB, Silva LD da. The approach of the nursing team about the humanized childbirth during the prenatal: a narrative review Abordagem da equipe de enfermagem acerca do parto humanizado no pré-natal: uma revisão narrativa. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de novembro de 2017 [citado 26º de setembro de 2022];9(4):1177-82. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6394
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Marcela Vestena Ragagnin, Centro Universitário Franciscano.

Enfermeira Graduada pelo Centro Universitário Franciscano.

Mara Regina Caino Teixeira Marchiori, Centro Universitário Franciscano.

Enfermeira. Doutorado em Ciências da Saúde. Docente do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria/RS, Brasil. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde.

Claudia Maria Maria Gabert Diaz, Centro Universitário Franciscano.

Doutora em Enfermagem, docente da área da Saúde no Centro Universitário Franciscano (Unifra), enfermeira no Hospital Universitário de Santa Maria RS (HUSM).

Thalissa Nicolli, Centro Universitário Franciscano.

Enfermeira Graduada pelo Centro Universitário Franciscano, Residente em Enfermagem Obstétrica Unifra com atuação na Maternidade do Hospital Casa de Saúde.

Simone Barbosa Pereira, Centro Universitário Franciscano.

Mestre em Saúde Materno Infantil, enfermeira Obstetra no Hospital Casa de Saúde RS.

Lenise Dutra da Silva, Centro Universitário Franciscano.

Enfermeira Graduada pelo Centro Universitário Franciscano.

Plum Analytics