The Nurse’s Contributions in Prenatal Care Towards Achieving the Pregnant Women Empowerment / Contribuições do Enfermeiro no Pré-Natal para a Conquista do Empoderamento da Gestante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.432-440

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Cuidado Pré-natal, Poder

Resumo

Objetivo: Compreender as contribuições do enfermeiro no pré-natal para o incentivo ao empoderamento feminino no processo de parturição natural, sob a ótica da gestante. Métodos: Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, desenvolvido em uma Unidade de Saúde da Família, em São Luís/MA, com gestantes que realizavam o pré-natal. Para análise dos depoimentos utilizou-se o referencial teórico Empowerment. Resultados: As orientações fornecidas pelos enfermeiros fazem alusão a muitos aspectos da gravidez, porém não evidencia que as gestantes se utilizaram das informações para alcançar o empoderamento no parto. Ademais, não se identificou a realização de ações educativas que visem à obtenção do empoderamento. Conclusão: As estratégias utilizadas pelo enfermeiro para o incentivo ao empoderamento caracterizam-se como práticas fragmentadas, refletindo ausência de diálogo entre gestante e profissional e não oferecendo o conhecimento suficiente para o preparo do exercício da autonomia feminina. Descritores: Cuidados de enfermagem, Cuidado Pré-natal, Poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Julyete Arraes Jardim, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão.

Lena Maria Barros Fonseca, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira pela Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Licenciatura Plena em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Professora titular da Universidade Federal do Maranhão. 

Andressa Arraes Silva, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, graduada pela Universidade Fedetal do Maranhão. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica e Saúde da Mulher pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Arraes Jardim MJ, Barros Fonseca LM, Arraes Silva A. The Nurse’s Contributions in Prenatal Care Towards Achieving the Pregnant Women Empowerment / Contribuições do Enfermeiro no Pré-Natal para a Conquista do Empoderamento da Gestante. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];11(2):432-40. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6370

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics