Assessment of Nursing Records of Patients Admitted to the Medical Clinic of a University Hospital from the Northern Region of Minas Gerais State / Avaliação dos Registros de Enfermagem de Pacientes Internados na Clínica Médica de um Hospital Universitário do Norte do Estado de Minas Gerais

Main Article Content

Tamara Figueiredo
Patrick Leonardo Nogueira da Silva
http://orcid.org/0000-0003-2399-9526
Larissa Freitas Guimarães
Camilla Freitas Guimarães
Maricy Kariny Soares Oliveira
Elaine Cristina Santos Alves

Resumo

Objetivo: avaliar os registros de enfermagem de pacientes internados na clínica médica de um hospital universitário do norte do Estado de Minas Gerais. Método: trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, documental, com abordagem quantitativa, realizado com 189 prontuários de pacientes internados na clínica médica de um hospital universitário durante o período de julho a dezembro de 2012. Utilizou-se um formulário como instrumento de coleta de dados. O tratamento dos mesmos se deu por meio de amostragem probabilística aleatória simples. Resultados: observou-se tempo de internação mínimo e máximo de um e 97 dias (19,58±13,65), respectivamente. Houve prevalência das conformidades nos registros de enfermagem, sendo estas: leito, anotação descritiva, data e horário, presença de rubrica e carimbo do profissional, admissão, alta e/ou óbito, checagem e letra legível. Conclusão: a presença de não conformidades observadas nos registros de enfermagem compromete a funcionalidade do registro como instrumento de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Figueiredo T, da Silva PLN, Guimarães LF, Guimarães CF, Oliveira MKS, Alves ECS. Assessment of Nursing Records of Patients Admitted to the Medical Clinic of a University Hospital from the Northern Region of Minas Gerais State / Avaliação dos Registros de Enfermagem de Pacientes Internados na Clínica Médica de um Hospital Universitário do Norte do Estado de Minas Gerais. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 28º de setembro de 2022];11(2):390-6. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6348
Seção
Research
Biografia do Autor

Tamara Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira, Especialista em Enfermagem Oncológica, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Belo Horizonte (MG), Brasil.

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Faculdade de Guanambi

Enfermeiro, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Faculdade de Guanambi/FG, Guanambi (BA), Brasil.

Larissa Freitas Guimarães, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira da residência Multiprofissional em Saúde de Família da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Montes Claros (MG), Brasil.

Camilla Freitas Guimarães, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira da residência Multiprofissional em Saúde de Família da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Montes Claros (MG), Brasil.

Maricy Kariny Soares Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil.

Elaine Cristina Santos Alves, Universidade Estadual de Montes Claros

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES, Montes Claros (MG), Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)