The cost of the urinary catheterization in patients admitted to the intensive care unit1 O custo do cateterismo vesical de demora nos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva

Autores

  • Ana Clara de Melo Souza Tolentino Universidade do Estado do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-1946-9741
  • Antônio Augusto de Freitas Peregrino Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Roberto Carlos Lyra da SIlva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiano Bertolossi Marta Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vivian Schutz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1170-1176

Palavras-chave:

Custos e Análise de Custo, Cateterismo Urinário, Economia da Enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivos: valorar os itens do custo direto do cateter vesical de demora (CVD) e realizar sua avaliação econômica parcial nos pacientes internados na unidades de terapia intensiva (UTI) com e sem infecções do trato urinário (ITU). Método: Trata-se de estudo descritivo do tipo série de casos, que utilizou a avaliação econômica parcial para estudar os custos diretos do cateterismo vesical de demora, analisando prontuários dos pacientes. Resultados: 48,45 % do custo do CVD devem-se ao sistema coletor de urina, seguido do cloridrato de lidocaína (20,38%) e cateter Foley (12,70%). O aumento dos custos do CVD, associado ao tratamento da ITU, representa um aumento do custo em 18 vezes em ambas as UTI, extrapolando o valor dos tratamentos em R$3.537.692,79, abrindo possibilidades para trabalhos de avaliação do custo-efetividade. Conclusão: a ITU associada ao CVD traz grande impacto no orçamento hospitalar, cabendo à análise econômica a alocação racional de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara de Melo Souza Tolentino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Enfermagem pela UNIRIO. Doutorada em Enfermagem e Biociências pela UNIRIO.

Antônio Augusto de Freitas Peregrino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Professor Doutor no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Roberto Carlos Lyra da SIlva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Professor Doutor no Departamento de Enfermagem Fundamental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Professor Doutor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vivian Schutz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Doutora no Departamento de Enfermagem Fundamental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
Tolentino AC de MS, Peregrino AA de F, da SIlva RCL, Marta CB, Schutz V. The cost of the urinary catheterization in patients admitted to the intensive care unit1 O custo do cateterismo vesical de demora nos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];9(4):1170-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6310

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics