Factors Associated to the Unplanned Pregnancy Type in the Family Health Strategy Project / Fatores Associados ao Tipo de Gestação não Planejada na Estratégia de Saúde da Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i3.871-876

Palavras-chave:

Gravidez não planejada, Planejamento familiar, Saúde da mulher.

Resumo

Objetivo: Identificar fatores associados à ocorrência de gravidez não planejada em duas Estratégias de Saúde da Família. Método: Estudo transversal, realizado nos meses de agosto/2015 a outubro/2016, com amostra de 89 gestantes e 51 puérperas. Foi realizada coleta de dados secundários no SISPRENATAL WEB. As diferenças entre as proporções foram verificadas, mediante uso dos Testes Qui-quadrado de Pearson e o Exato de Fischer ao nível de 5% de significância estatística e a magnitude das associações entre as variáveis foram avaliadas por meio da razão de prevalência. As análises foram realizadas com o auxílio do software estatístico R. Resultados: Observou-se prevalência de 75% de gestação não planejada. Verificou-se associação estatisticamente significante entre intercorrência durante a gestação atual e o tipo de gravidez não planejada. Conclusão: A elevada ocorrência de gravidez não planejada, sobretudo entre aquelas que apresentaram intercorrência indica a necessidade de estabelecerem estratégias de saúde à atenção desta população. Descritores: Gravidez não planejada; Planejamento familiar; Saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Fatima Bonatti, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira, Residente em Saúde da Família, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis, Mato Grosso (MT), Brasil.

Gefferson Wandelles Soares Dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Farmacêutico, Residente em Saúde da Família, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis, Mato Grosso (MT), Brasil.

Thomaz Ademar Nascimento Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicólogo, Residente em Saúde da Família, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis, Mato Grosso (MT), Brasil.

Débora Aparecida da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira, Doutora, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis, Mato Grosso (MT), Brasil.

Ricardo Alves de Olinda, Universidade Estadual da Paraíba

Estatístico, Doutor, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Jânia Cristiane de Souza Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira, Mestre, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis, Mato Grosso (MT), Brasil.

Publicado

2018-07-01

Como Citar

1.
Bonatti AF, Wandelles Soares Dos Santos G, Nascimento Ribeiro TA, da Silva Santos DA, Alves de Olinda R, de Souza Oliveira JC. Factors Associated to the Unplanned Pregnancy Type in the Family Health Strategy Project / Fatores Associados ao Tipo de Gestação não Planejada na Estratégia de Saúde da Família. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(3):871-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6256

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics