The life hope of elderly: profile assessment and Herth Scale / A esperança de vida dos idosos: avaliação pelo perfil e a Escala de Herth

Autores

  • Letícia Maria de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sara Magalhães Silva Universidade Federal do Espirito Santo
  • Eliane de Fatima Almeida Lima Universidade Federal do Espirito Santo
  • Maria das Graças Cunha Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paula Cristina de Andrade Pires Olympio UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.167-172

Palavras-chave:

Idoso, Esperança de vida, Enfermagem

Resumo

Objetivos: Avaliar o nível de esperança de vida e traçar o perfil sociodemográfico, de saúde e riscos sociais dos idosos. Métodos: Estudo transversal, realizado na Universidade Aberta á Terceira Idade (UnATI) de Vitória, ES, com amostra de 52 idosos, com aplicação do questionário da caracterização do Perfil e da Escala de Esperança de Herth. Resultados: Foram realizadas análises descritivas. Prevaleceu o sexo feminino (86,5%), idosos com 65 a 75 anos (26,9% da amostra), casados e viúvos (38,4 %), 82,6% com doença crônica diagnosticada e a esperança com escore médio total de 35,88 (± 4,42). Este escore apresentou alto, identificando índice de esperança satisfatório. Conclusão: Evidenciou a importância de grupos de convivência na Terceira Idade e a esperança foi encarada como uma possível saída do ciclo do sofrimento e avaliada como um conforto para a população idosa, perante a essencialidade de um envelhecer com saúde, dignidade e autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Maria de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

Sara Magalhães Silva, Universidade Federal do Espirito Santo

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

Eliane de Fatima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo

 Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES. 

Maria das Graças Cunha Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Serviço Social pela PUC-RJ. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES.

Paula Cristina de Andrade Pires Olympio, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES. 

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
de Oliveira LM, Silva SM, Lima E de FA, Gomes M das GC, Olympio PC de AP. The life hope of elderly: profile assessment and Herth Scale / A esperança de vida dos idosos: avaliação pelo perfil e a Escala de Herth. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(1):167-72. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6017

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics