Culture of patient safety in hospital private / Cultura de segurança do paciente em hospital privado

Autores

  • Lidiane Golle UNIMED
  • Danieli Ciotti Hospital Unimed
  • Gerli Elenise Gehrke Herr UNIJUÍ HOSPITAL UNIMED
  • Fabiele Aozane Hospital Unimed
  • Catiele Raquel Schmidt UNIJUÍ
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Unijui http://orcid.org/0000-0003-1793-7783

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.85-89

Palavras-chave:

Segurança do paciente, cultura de segurança, enfermagem.

Resumo

Objetivo: Avaliar a percepção dos profissionais de enfermagem atuantes em um hospital privado acerca do clima de segurança. Métodos: Estudo transversal. Realizado com 215 profissionais de enfermagem de um hospital, localizado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, no período de maio a julho de 2014. Para coleta de dados utilizou-se o Safety Attitudes Questionnaire e análise com estatística descritiva. Resultados: Prevaleceram as profissionais do sexo feminino (92,6%), auxiliares/técnicos de enfermagem (84,7%), atuação principal em pediatria e adulto (47,4%), com experiência na especialidade superior a 3 anos (64,6%). Os escores satisfatórios encontrados por domínios foram: clima de trabalho em equipe (76), satisfação no trabalho (88) e condições de trabalho (91). Conclusão: O estudo evidenciou uma distância entre a gerência de enfermagem da unidade e do hospital com os trabalhadores que atuavam in loco, necessitando de um olhar ampliado tanto na unidade quanto no hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Golle, UNIMED

Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital UNIMED Noroeste/Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Danieli Ciotti, Hospital Unimed

Enfermeira. Gerente de Enfermagem do Hospital UNIMED Noroeste/RS, Brasil.

Gerli Elenise Gehrke Herr, UNIJUÍ HOSPITAL UNIMED

Enfermeira. Enfermeira no Hospital UNIMED Noroeste/RS. Mestranda do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Atenção Integral à Saúde em associação ampla da Universidade de Cruz Alta e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí-RS-Brasil.

Fabiele Aozane, Hospital Unimed

Enfermeira. Enfermeira no Hospital UNIMED Noroeste/RS. Mestranda do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria-RS-Brasil.

Catiele Raquel Schmidt, UNIJUÍ

Acadêmica do Curso de Enfermagem Unijuí. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) do projeto Clima de Segurança do Paciente, vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde - GPAS.

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Unijui

Enfermeira. Doutora. Docente do curso de Enfermagem na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Mestrado Atenção Integral à Saúde em associação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Universidade de Cruz Alta. Ijuí, RS, Brasil.

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Golle L, Ciotti D, Herr GEG, Aozane F, Schmidt CR, Kolankiewicz ACB. Culture of patient safety in hospital private / Cultura de segurança do paciente em hospital privado. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(1):85-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5980

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics