Characterization of service of a pre-hospital care service to older persons involved in fall / Caracterização do atendimento de um serviço pré-hospitalar a idosos envolvidos em queda

Autores

  • Thainara Araujo Franklin Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Hemilena Carmo da Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Julival Andrade Santos Junior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Alba Benemérita Alves Vilela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.62-67

Palavras-chave:

Idosos, Quedas, Saúde do Idoso, Assistência.

Resumo

Introdução: O RISCO DE QUEDA EM IDOSOS É UM DOS GRAVES PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA DEVIDO À ALTA PREVALÊNCIA, AS COMPLICAÇÕES E AOS ALTOS CUSTOS PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE. Objetivo: ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DO ATENDIMENTO DO SAMU AOS IDOSOS ENVOLVIDOS EM QUEDA NO ANO DE 2013. Métodos: ESTE É UM ESTUDO DESCRITIVO, RETROSPECTIVO, DE ANÁLISE DOCUMENTAL, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA, DESENVOLVIDO NO SAMU NA CIDADE DE JEQUIÉ/BA. Resultados: A AMOSTRA FOI CONSTITUÍDA POR 183 IDOSOS VÍTIMAS DE QUEDA, COM IDADES A PARTIR DE 60 ANOS. MAIOR NÚMERO DE QUEDAS NAS MULHERES 68,3%, ENQUANTO NOS HOMENS FORAM 32,7%. A MAIORIA DAS QUEDAS OCORREU DA PRÓPRIA ALTURA, CORRESPONDENDO A 85,8%. QUANTO A IDADE, OS IDOSOS COM 80 ANOS OU MAIS SOFRERAM MAIS QUEDAS 43,7%. Conclusão: OS RESULTADOS APONTAM PARA UMA NECESSIDADE DE NOVAS PESQUISAS REFERENTES AO SERVIÇO PRÉ-HOSPITALAR COM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO AO IDOSO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainara Araujo Franklin, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Jequié (BA), Brasil.

Hemilena Carmo da Silva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Enfermagem pelaUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Jequié (BA), Brasil.

Julival Andrade Santos Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Médico, Professor auxiliar do departamento de Saúde I, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Jequié (BA), Brasil. 

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Professora Doutora, Graduação/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Jequié (BA), Brasil.

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Franklin TA, da Silva Santos HC, Santos Junior JA, Vilela ABA. Characterization of service of a pre-hospital care service to older persons involved in fall / Caracterização do atendimento de um serviço pré-hospitalar a idosos envolvidos em queda. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(1):62-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5977

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics