Quality of life and chronic renal failure Qualidade de vida e insuficiência renal crônica

Autores

  • Juliana marques Weykamp
  • Márcia Helena Baltassare Nunes
  • diana cecagno
  • hedi crecencia heckler de siqueira

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1113-1120

Palavras-chave:

SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Resumo

Objetivo: Conhecer a produção cientifica, no período de 2009 a2015, a respeito da qualidade de vida do portador de insuficiência renal crônica. Método: Revisão integrativa  realizada via online na Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, respeitando os  aspectos éticos em relação as autorias dos artigos. A amostra constituiu-se de 14 artigos científicos completos. Resultados e discussão: Apesar da Insuficiência Renal Crônica estar adquirindo importância no rol das doenças crônicas existe um número reduzido de artigos relacionados à temática, dentre estes, o destaque é para usuários em hemodiálise e, independente da abordagem, os estudos analisados evidenciam que várias dimensões do portador com insuficiência renal crônica são afetadas e essas influenciam na sua qualidade de vida. Conclusão: Recomenda-se novos estudos a respeito da qualidade de vida dos usuários em modalidades de tratamento como a diálise peritoneal e transplante renal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana marques Weykamp

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem / FURG. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem (GEES).

Márcia Helena Baltassare Nunes

Enfermeira Nefrologista, Responsável Técnica do Centro de referência em Nefrologia do HUSFP/Pelotas-RS. Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Enfermagem/FURG. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossitêmico em Enfermagem (GEES).

diana cecagno

Enfermeira.Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG. Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem/ UFPEL. Pelotas/RS. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem Saúde (GEES).

hedi crecencia heckler de siqueira

5Enfermeira e Administradora Hospitalar. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Professora Emérita da FURG. Professora permanente do PPGENF/FURG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem (GEES). 

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
Weykamp J marques, Nunes MHB, cecagno diana, de siqueira hedi crecencia heckler. Quality of life and chronic renal failure Qualidade de vida e insuficiência renal crônica. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(4):1113-20. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5897

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics