Drogas sob o olhar de jovens usuários em situação de tratamento Drugs under the perspective of young users in treatment situation

Main Article Content

Agnes Caroline Souza Pinto
Renata Alves Albuquerque
Álissan Karine Lima Martins
Patrícia Neyva da Costa Pinheiro

Resumo

Objetivo: promover, por meio do Círculo de Cultura, espaço crítico-reflexivo acerca das drogas junto aos jovens usuários em situação de tratamento. Método: desenvolveu-se pesquisa-ação, realizada em 2012, com dez jovens usuários de drogas, acompanhados para tratamento de dependência na comunidade terapêutica Desafio Jovem do Ceará. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão conforme experiência vivida pelo grupo. Resultados: constatou-se que os amigos, familiares e a curiosidade foram os principais fatores de risco para que viessem a experimentar as drogas, e que atualmente eles possuíam uma visão mais crítica sobre as drogas. Conclusão: é preciso que os profissionais de saúde se aproximem da realidade dos jovens, com o intuito de visualizar estratégias criativas e ativas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, que possibilitem aos sujeitos reflexões sobre a busca por soluções para as situações-problema vivenciadas de forma interativa. Descritores: Adolescente, Cocaína Crack, Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Souza Pinto AC, Albuquerque RA, Lima Martins Álissan K, da Costa Pinheiro PN. Drogas sob o olhar de jovens usuários em situação de tratamento Drugs under the perspective of young users in treatment situation. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 28º de junho de 2022];9(3):824-30. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5606
Seção
Research
Biografia do Autor

Agnes Caroline Souza Pinto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Possui Graduação (2007), Mestrado (2013) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFC e enfermeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde do adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, HIV/AIDS e drogas; e em saúde do trabalhador: promoção da saúde.

Renata Alves Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Psicóloga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2007). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008). Doutora em Saúde Coletiva UECE/UFC/UNIFOR (2013). Tem experiência na área de assistência, ensino e pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, saúde coletiva, saúde mental, saúde da mulher, psicologia escolar/educacional e psicologia social-comunitária.

Álissan Karine Lima Martins, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009), Especialista no Programa Saúde da Família (2008), Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2007). Atua em projetos de pesquisa com ênfase na área de saúde mental no âmbito da Atenção Básica, Educação em Saúde e Promoção da Saúde.

Patrícia Neyva da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2002), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2005) e pós-doutorado em Global Community Health and Behavioral Sciences - School of Public Health and Tropical Medicine - Tulane University - New Orleans - LA, Estados Unidos (2014), financiado Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente é professora Associada nível I da Universidade Federal do Ceará, Bolsista de Produtividade em Pesquisa - (PQ-2). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, promoção da saúde de criança/adolescentes, prevenção de DSTs/AIDS, enfermagem.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)