Análise do perfil sociodemográfico de notificados para hepatite B e imunização contra a doença Sociodemographic analysis of reported hepatitis B and immunization against the disease

Main Article Content

Bruna Matos Gusmão
Fabiane Silva Pereira
Ana Paula Rocha
Michelle Bonfim da Silva Fernandes
Orlene Veloso Dias
SIMONE DE MELO COSTA

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil sociodemográfico dos notificados para hepatite B e a imunização contra a doença. Métodos: Estudo com dados de notificação de hepatite B na vigilância epidemiológica de município de Minas Gerais, entre 2007 a 2015, conduzido no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Estatística descritiva e analítica, com nível de significância p<0,05.  Resultados: Notificou-se 132 casos; dois óbitos. A idade dos notificados variou de zero a 87 anos, média de 35,8 (±14,0) anos. Maior freqüência para homens (52,3%) e baixa escolaridade (64,8%). A maioria não vacinou (81,8%) e teve resultado da sorologia HSBsAg positivo (90,1%); a imunização não se associou ao perfil sociodemográfico (p>0,05). Conclusão: Idade, escolaridade e sexo não foram associados à imunização, no esquema vacinal e no teste HSBsAg. A ausência de vacinação entre os notificados sugere necessidade de educação em saúde junto à população, orientando-na sobre possibilidade de proteção pela imunização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Gusmão BM, Pereira FS, Rocha AP, Fernandes MB da S, Dias OV, COSTA SDM. Análise do perfil sociodemográfico de notificados para hepatite B e imunização contra a doença Sociodemographic analysis of reported hepatitis B and immunization against the disease. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 7º de julho de 2022];9(3):627-33. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5550
Seção
Research
Biografia do Autor

Bruna Matos Gusmão, Acadêmica de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Montes Claros – MG. Brasil.

Acadêmica de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Montes Claros – MG. Brasil.

Fabiane Silva Pereira, Acadêmica de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Montes Claros – MG. Brasil.

Acadêmica de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Montes Claros – MG. Brasil.

Ana Paula Rocha, Acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Montes Claros – MG. Brasil.

Acadêmica de enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Montes Claros – MG. Brasil.

Michelle Bonfim da Silva Fernandes, Acadêmica de odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Montes Claros – MG. Brasil.

Acadêmica de odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes. Montes Claros – MG. Brasil.

Orlene Veloso Dias, Professora do Departamento de Enfermagem da Unimontes. Tutora do PET–Saúde/Vigilância em Saúde. Montes Claros – MG. Brasil.

Doutoraem Ciências. Professorado Departamento de Enfermagem da Unimontes. Tutora do PET–Saúde/Vigilânciaem Saúde. Montes Claros– MG. Brasil.

SIMONE DE MELO COSTA, PROFESSORA DOUTORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES

Mestre em Ciências da Saúde. Doutora em Odontologia - Saúde Coletiva. Especialista em Bioética e Saúde Pública. Professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)