Eventos adversos em Unidades de Terapia Intensiva: estudo bibliométrico Adverse events in Intensive Care Units: bibliometric study

Main Article Content

Dariele Dias Dutra
Marcella Costa Souto Duarte
Karla Fernandes de Albuquerque
Jiovana de Souza Santos
Kaliny Monteiro Simões
Patrícia da Cruz Araruna

Resumo

Objetivo: investigar as produções científicas acerca dos eventos adversos ocorridos em Unidades de Terapia Intensiva. Método: estudo bibliométrico, abordagem quantitativa, de base documental, constituído por 20 artigos da base de dados eletrônica Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Base de Dados Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem (BDENF), e banco de teses e dissertações no período de 2004 à 2014. Resultados: foi possível identificar produções cientificas acerca de eventos adversos em UTIs dos últimos 10 anos, ressalta a predominância de trabalhos publicados pela enfermagem, com destaque para EAs relacionados a erros de medicação e infecção nosocomial, intensificados pela sobrecarga de trabalho. Conclusão: o estudo apresenta limitações quanto ao número reduzido de publicações sobre a temática. Desse modo a escassez de publicações no que concerne à temática em questão, dificulta atualizações sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Dutra DD, Souto Duarte MC, de Albuquerque KF, Santos J de S, Simões KM, Araruna P da C. Eventos adversos em Unidades de Terapia Intensiva: estudo bibliométrico Adverse events in Intensive Care Units: bibliometric study. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 28º de junho de 2022];9(3):669-75. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5522
Seção
Research
Biografia do Autor

Dariele Dias Dutra, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPE

Enfermeira. Especialista o em Unidade de Terapia Intensiva. Centro Universitário de João Pessoa-UNIPE.

Marcella Costa Souto Duarte, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPE

Enfermeira Doutora em Enfermagem. Universidade Federal da Paraíba.

Karla Fernandes de Albuquerque, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPE

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoal/PB. Brasil.

Jiovana de Souza Santos, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Enfermeira. Especialista em Auditoria nos Senrviços de Saúde. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento e Representações Sociais - UFPB. João Pessoa, PB, Brasil.

Kaliny Monteiro Simões, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPE

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Americana.

Patrícia da Cruz Araruna, Centro Universitário de João Pessoa-UNIPE

Enfermeira. Doutoranda em Neurociência pela Universidade do Pacífico (REMH)

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)