Medicamentos impróprios para o idoso disponibilizados pelo estado do Rio de Janeiro segundo os critérios de Beers-Fick Inappropriate medications for the elderly provided by the Rio de Janeiro state, Brazil according to the criteria of Beers-Fick

Main Article Content

Daniel Pereira Rodrigues
http://orcid.org/0000-0001-6100-0555
Carla Maria Silvano
http://orcid.org/0000-0002-1011-1340
Álvaro da Silva Santos
http://orcid.org/0000-0002-8698-5650
Jurema Luiz Ribeiro Gonçalves
http://orcid.org/0000-0002-6971-5296
Guilherme Rocha Pardi
http://orcid.org/0000-0001-9290-1989

Resumo

Objetivo: Verificar a prevalência de Medicamentos Potencialmente Inapropriados (MPI) para idosos entre os disponibilizados na Atenção Primária à Saúde pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Método: Trata-se de estudo realizado com dados secundários provenientes da Relação Estadual de Medicamentos (REM) e analisado a luz das orientações previstas pela relação de Beers-Fick de 2012. Resultados: Verificou-se que na REM-RJ, de um total de 124 medicamentos, 13,70% (n=17) são considerados MPIs para idosos, com consumo em 2 grandes categorias (que atuam no SNC e periférico = 35,29% e; que atuam no sistema cardiovascular e renal = 29,41%). Conclusão: A presente investigação evidencia a necessidade de se desenvolver critérios alinhados à perspectiva do idoso brasileiro, sendo possível a adaptação dos critérios de Beers-Fick, e a elaboração de súmulas específicas, que contemplem esta população e suas peculiaridades, considerando referenciais de significância científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Rodrigues DP, Silvano CM, Santos Álvaro da S, Gonçalves JLR, Pardi GR. Medicamentos impróprios para o idoso disponibilizados pelo estado do Rio de Janeiro segundo os critérios de Beers-Fick Inappropriate medications for the elderly provided by the Rio de Janeiro state, Brazil according to the criteria of Beers-Fick. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 7º de julho de 2022];9(3):727-31. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5499
Seção
Research
Biografia do Autor

Daniel Pereira Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Graduando em Enfermagem. Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Carla Maria Silvano, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - IAMSPE

Enfermeira. Especialista em Saúde do Idoso na modalidade Residência Integrada Multiprofissional de Saúde. Mestranda em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE)

Álvaro da Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Administração em Serviços de Saúde. Doutor em Ciências Sociais. Pós Doutor em Serviço Social com ênfase em Políticas ao Idoso. Professor Adjunto IV da UFTM.

Jurema Luiz Ribeiro Gonçalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Enfermeira. Licenciada em Educação. Especialista em Terapia Comunitária. Especialista em Álcool e outras Drogas. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Adjunta III da UFTM.

Guilherme Rocha Pardi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Médico. Especialista em Clínica Médica. Especialista em Geriatria e Gerontologia. Mestre e Doutor em Medicina Tropical e Infectologia. Professor Assistente da Disciplina de Nutrologia da UFTM. Fellow FAIMER 2014 (Mentoring).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)