Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?

Main Article Content

Eliane dos Santos Bomfim
Bruno Gonçalves de Oliveira
Randson Souza Rosa
Marlón Vinicius Gama Almeida
Simone Santana da Silva
Igor Brasil de Araujo

Resumo

O objetivo deste estudo foi discutir os sentidos e significados da Educação Permanente em Saúde no trabalho das equipes de Saúde da Família em Senhor do Bonfim-BA e sua articulação teoria X prática. Pesquisa qualitativa de abordagem crítico reflexiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas da prática de 11 trabalhadores da Atenção Básica e 5 gestores da Secretaria Municipal de Saúde do município. Para analisar os dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam um conflito entre a teoria e prática da Educação Permanente, em que se confluem conceitos e práticas que se aproximam da educação continuada e educação em saúde. Os pesquisados da atenção básica confundiram ou desconheciam o conceito e desenvolvimento da prática de Educação Permanente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Bomfim E dos S, de Oliveira BG, Rosa RS, Almeida MVG, da Silva SS, de Araujo IB. Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality?. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de abril de 2017 [citado 7º de julho de 2022];9(2):526-35. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5464
Seção
Research

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)