Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students

Main Article Content

Rosiane Filipin Rangel
Regina Gema Santini Costenaro
Silomar Ilha
Cláudia Zamberlan
Hedi Crecencia Heckler de Siqueira
Dirce Stein Backes

Resumo

Objetivo: Conhecer como os docentes e discentes de um curso de graduação em enfermagem percebem a abordagem do cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, realizada com sete docentes e seis discentes do Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Os dados coletados, por meio da técnica de grupo focal, foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: A análise dos dados possibilitou a construção da síntese coletiva de um grande tema: Formação do enfermeiro para o cuidado integral/integralidade, do qual se originaram dois subtemas: Permitindo a transformação: a formação do enfermeiro pela ótica dos discentes; Formando para a (des) organização: a formação do enfermeiro pela ótica dos docentes. Conclusão: Considera-se essencial ampliar o cuidado integral/integralidade no processo de ensino-aprendizagem, a partir dos primeiros semestres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Rangel RF, Gema Santini Costenaro R, Ilha S, Zamberlan C, Crecencia Heckler de Siqueira H, Stein Backes D. Formação para o cuidado integral: percepção de docentes e discentes de Enfermagem Training for integral care: perception of Nursing teachers and students. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de abril de 2017 [citado 7º de julho de 2022];9(2):488-94. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5450
Seção
Research
Biografia do Autor

Rosiane Filipin Rangel, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG). Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano.

Regina Gema Santini Costenaro, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano.

Silomar Ilha, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Enfermeiro. Doutorando em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG). Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano.

Cláudia Zamberlan, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano.

Hedi Crecencia Heckler de Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Dirce Stein Backes, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Docente do curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>