Perfil clínico, sociodemográfico e epidemiológico da mulher com câncer de mama Clinical, sociodemographic and epidemiological profile of woman with breast cancer

Main Article Content

Gabriela Magalhães
Camila Brandão-Souza
Suzete Maria Fustinoni
Jéssica Carvalho de Matos
Janine Schirmer

Resumo

Objetivo: Descrever as principais características clínico-terapêuticas e epidemiológicas, de mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Hospital Pérola Byington, entre os anos de 2000 e 2006. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal e natureza quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário estruturado. Resultados: A maior parte das mulheres eram casadas, brancas, com baixa escolaridade, católicas e do lar. Cerca de 75% tiveram pelo menos uma gravidez, e 33,1% amamentaram. Pouco mais de 30% fizeram reposição hormonal. Eram fumantes 14,7%, e 2,7% ex-fumantes. Os estadiamentos clínicos iniciais de maiores incidências são os II e III, juntos representam 66,5% dos casos. Cerca de 91,3% das mulheres não apresentavam diagnóstico do tumor de mama e nem tratamento anterior a primeira consulta. Conclusão: Conhecer o perfil das mulheres acometidas pelo câncer de mama é imprescindível para o direcionamento de recursos e tomadas de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Magalhães G, Brandão-Souza C, Fustinoni SM, Matos JC de, Schirmer J. Perfil clínico, sociodemográfico e epidemiológico da mulher com câncer de mama Clinical, sociodemographic and epidemiological profile of woman with breast cancer. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de abril de 2017 [citado 28º de junho de 2022];9(2):473-9. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5445
Seção
Research
Biografia do Autor

Gabriela Magalhães, Escola Paulista de Enfermagem - EPE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo

Camila Brandão-Souza, Escola Paulista de Enfermagem - EPE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mestre e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Suzete Maria Fustinoni, Escola Paulista de Enfermagem - EPE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e Professora adjunto da Universidade Federal de São Paulo

Jéssica Carvalho de Matos, Escola Paulista de Enfermagem - EPE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, doutoranda em Ciêncas da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

Janine Schirmer, Escola Paulista de Enfermagem - EPE, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo e Professora Titular da Universidade Federal de São Paulo.

Plum Analytics