Qualidade de vida de mulheres mastectomizadas matriculadas em um programa de reabilitação Quality of life of mastectomized women enrolled in a rehabilitation program
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida em mulheres matriculadas mastectomizadas em um programa de reabilitação, segundo as variáveis sociodemográficas e clínicas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, realizado no Programa de Reabilitação para Mulheres Mastectomizadas, no Espírito Santo, Brasil. A amostra foi composta por 53 mulheres entrevistadas através da Escala Análogo-Visual de Qualidade de Vida de Portadores de Cânceres de Cabeça e Pescoço, adaptada para Portadores de Câncer de Mama com aquiescência dos autores. Os dados obtidos receberam tratamento estatístico no programa SPSS versão 17.0 e as variáveis sociodemográficas foram avaliadas através do coeficiente de correlação de Pearson. Resultados: Identificou-se que mulheres mais jovens, sem reconstrução da mama, casadas e em tratamento de quimioterapia ou hormonioterapia apresentaram maiores perdas da qualidade de vida. Conclusão: Diante disso, destaca-se a importância de intervenções que promovam melhor qualidade de vida a essas pacientes, com atuação interdisciplinar eficaz por parte da equipe de saúde.
Downloads
Article Details
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.