Conhecimento de cuidadores acerca de lesões de pele em idosos Knowledge of caregivers about skin injuries in seniors

Autores

  • Nathalia Domingues Coelho Universidade de Brasília (UnB)
  • Andrea Mathes Faustino Universidade de Brasília (UnB)
  • Keila Cristianne Trindade da Cruz Universidade de Brasília (UnB)
  • Carla Targino Bruno dos Santos Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.247-252

Palavras-chave:

idoso, cuidadores, higiene da pele

Resumo

Objetivo: Avaliar os conhecimentos de cuidadores quanto a identificação das lesões de pele em idosos e os cuidados que consideram corretos nestas situações. Métodos: Estudo descritivo, com cuidadores de idosos atendidos em hospital universitário do Distrito Federal. Foi utilizado pré e pós-teste, com perguntas sobre tipo, causa e tratamento de lesões de pele comuns em idosos. Resultados: Amostra com 31 cuidadores, 93,5% mulheres, média de idade 45,2 anos, 48,4% filhos dos idosos, 93,5% relataram não possuir curso para ser cuidador. No pré-teste a lesão mais reconhecida foi a dermatite na área de fraldas (48,39%). No pós-teste houve melhora no reconhecimento para todos os itens avaliados com 50% ou mais acertos. Conclusão: Os resultados demonstraram que algumas lesões já eram conhecidas pelos cuidadores por fazerem parte do dia-a-dia do cuidado com o idoso, sendo fáceis de serem reconhecidas, assim a orientação educativa realizada torna-se um método eficaz na identificação de lesões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Domingues Coelho, Universidade de Brasília (UnB)

Enfermeira graduada pela Universidade de Brasília, Especialização em Andamento em Saúde da Pessoa Idosa pela Universidade de Brasília – UnB.

Andrea Mathes Faustino, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP - USP) (2001), Especialização em Enfermagem Geriátrica e Gerontológica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2003), Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde - FGV-SP (2005), Mestrado em Enfermagem Fundamental (EERP - USP) (2008), Título de Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) (2014) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB) (2014). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, na Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (NEPTI) do Centro Estudos Avançados Multidisciplinar (CEAM) da UnB. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria de Gerontologia (SBGG) e Membro da Diretoria da SBGG - Seção DF. Fundadora e Coordenadora da Liga Acadêmica de Gerontologia e Geriatria da UnB (LAGGUnB). Atua na área de gerontologia e fundamentos em enfermagem desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão universitária relacionadas a enfermagem geriátrica e gerontológica, cuidados com a pele e feridas crônicas em idosos, aspectos gerais do envelhecimento humano e violência contra a pessoa idosa.

Keila Cristianne Trindade da Cruz, Universidade de Brasília (UnB)

Possui graduação em Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1998), graduação em Graduação Em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, enfermagem, gerontologia e qualidade de vida.

Carla Targino Bruno dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Enfermeira graduada no Curso de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão de Hospitais Universitários do SUS. Mestre em Saúde Pública, pelo Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará. Doutoranda em Ciências da Saúde na área de concentração Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Atua na área de projetos e pesquisas, principalmente nos seguintes linhas: Gerontologia, Integralidade, Gestão do cuidado de enfermagem na atenção básica e hospitalar, Sistemas e Serviços de Saúde, Modelos de atenção.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Coelho ND, Faustino AM, Cruz KCT da, Santos CTB dos. Conhecimento de cuidadores acerca de lesões de pele em idosos Knowledge of caregivers about skin injuries in seniors. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(1):247-52. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5401

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics