Grupos de gestantes: espaço para humanização do parto e nascimento Groups of pregnant women: space for a humanization of labor and birth

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Greice Carvalho de Matos
Carolina Carbonell Demori
Ana Paula de Lima Escobal
Marilu Correa Soares
Sonia Maria Konzgen Meincke
Kamila Dias Gonçalves

Resumo

OBJETIVOS: Conhecer o aporte dos grupos de gestantes na construção de conhecimento acerca do processo de parturição. MÉTODOS: Estudo descritivo-exploratório, com dez mulheres que participaram de grupos de gestantes. Foi realizada entrevista semiestruturada, as quais foram gravadas e transcritas na íntegra. A análise foi fundamentada na Analise Temática, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa-CAAE 20722913.7.DO00.5317. RESULTADOS: Da análise das transcrições emergiram as temáticas: Trabalho de parto e parto sob a ótica de mulheres que participaram dos grupos de gestantes e Humanização do parto e Nascimento: Conhecimento x Vivência. CONCLUSÃO: O grupo de gestantes permite a mulher preparar-se para o processo de parturição, visto que as informações e trocas de experiências com outras participantes e profissionais da saúde, oferecem subsídios para suas escolhas, assim, o conhecimento é construído de forma recíproca, em clima de confiança e aprendizado.

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Como Citar
1.
Matos GC de, Demori CC, Escobal AP de L, Soares MC, Meincke SMK, Gonçalves KD. Grupos de gestantes: espaço para humanização do parto e nascimento Groups of pregnant women: space for a humanization of labor and birth. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de abril de 2017 [citado 28º de junho de 2022];9(2):393-400. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5052
Seção
Research
Biografia do Autor

Greice Carvalho de Matos

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/UFPel.Bolsista CAPES. Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel.Participa do Núcleo Pesquisa e Estudos com crianças, adolescentes, mulheres e famílias- NUPECAMF/ Fen. Membro da Comissão técnica do Journal of Nursing and Health-FEn/UFPel

Carolina Carbonell Demori

Graduada em Enfermagem e titulada Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-RS. Docente do curso de Enfermagem da Universidade da Região da Campanha-Campus Bagé. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas-RS. Membro do grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM e Núcleo Pesquisa e Estudos com crianças, adolescentes, mulheres e famílias NUPECAMF/UFPel. Atua como docente nos seguintes temas: Enfermagem em Saúde da Mulher nos diferentes ciclos de vida; Clínica do Adulto; Saúde Coletiva. Atua em pesquisa nos seguintes temas: pesquisa qualitativa, aspectos culturais, gravidez na adolescência.

Ana Paula de Lima Escobal

Possui graduação em Faculdade de Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas/RS (Bolsista CAPES) 2014. Membro do Núcleo Pesquisa e Estudos com crianças, adolescentes, mulheres e famílias- NUPECAMF.

Marilu Correa Soares

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (1981), Mestrado em Assistencia em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é coordenadora do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Pelotas, professor adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Materno Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, adolescência, assistência de enfermagem e Bioética.

Sonia Maria Konzgen Meincke

Enfermeira, graduada em 1981, pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas. Mestra em Assistência de Enfermagem e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999 e 2007). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Assistência Pré Natal, atuando principalmente nos seguintes temas: pré-natal, gravidez e paternidade na adolescência, enfermagem, cuidado e família. Orientadora de Mestrado e Doutorado

Kamila Dias Gonçalves

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Especialista em Estratégia Saúde da Família com ênfase em políticas públicas (2015). Mestranda em Ciências da Saúde pelo PPG em Enfermagem UFPel.

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