Antiretroviral therapy: the association between knowledge and the compliance

Autores

  • Danielle Chianca de Andrade Moraes Universidade de Pernambuco
  • Regina Célia de Oliveira Universidade de Pernambuco
  • Maria Catarina Salvador da Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Oscar Cardoso Ferreira Universidade de Pernambuco
  • Maria Sandra Andrade Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3563-3573

Palavras-chave:

Adesão à medicação, Conhecimento, Terapia antirretroviral de alta atividade, Antirretrovirais

Resumo

Objetivo: Identificar a associação entre o conhecimento sobre a terapia antirretroviral e o nível de adesão ao tratamento de adultos em rede ambulatorial. Metodologia: Estudo transversal realizado na Região Agreste de Pernambuco, em 2013. Participaram 256 adultos em terapia antirretroviral. Utilizaram-se três instrumentos de coleta de dados. Para análise de comparação de variáveis qualitativas, utilizou-se o teste Qui-quadrado de Pearson. Sendo aprovado pelo CEP do Hospital Universitário Oswaldo Cruz número 205.799 Resultados: 70,3% de pessoas com nível de adesão regular e baixa aos antirretrovirais e 84,8% com nível de conhecimento regular. Identificou-se associação significativa entre o nível de conhecimento e o nível de adesão a tratamento (p<0,001). Conclusão: O conhecimento sobre a TARV parece influenciar na adesão ao tratamento, sugerindo que os profissionais de saúde intensifiquem suas ações de educação em saúde envolvendo a temática. Recomenda-se que outros estudos sejam realizados. Descritores: Adesão à medicação, Conhecimento, Terapia antirretroviral de alta atividade, Antirretrovirais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Chianca de Andrade Moraes, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem. Título de Sanitarista pela Universidade de Pernambuco. Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba. Atua na Atenção Básica do Serviço de Saúde Pública e na docência de Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública, da Universidade de Pernambuco. Área de atuação: Saúde Coletiva, Educação em Saúde e Vigilância em Saúde.

Regina Célia de Oliveira, Universidade de Pernambuco

Doutora em Enfermagem. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, atua na graduação do curso de Enfermagem e integra o corpo docente do Programa Associado de Pós - Graduação em Enfermagem Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, no nível de mestrado.

Maria Catarina Salvador da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery

Luiz Oscar Cardoso Ferreira, Universidade de Pernambuco

Doutor em Medicina. Coordenador do Núcleo Integrado de Saúde Coletiva (NISC/UPE) e integra o corpo docente permanente do Programa Associado de Pós - Graduação em Enfermagem Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba, no nível de mestrado. Coordena o curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco.

Maria Sandra Andrade, Universidade de Pernambuco

Professor assistente da Universidade de Pernambuc

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
de Andrade Moraes DC, de Oliveira RC, Salvador da Motta MC, Cardoso Ferreira LO, Andrade MS. Antiretroviral therapy: the association between knowledge and the compliance. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(4):3563-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5040

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics